QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA RELAÇÃO COM OS DISCURSOS DA “QUALIDADE DO ENSINO”: EFICIÊNCIA, PRODUTIVIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR

Authors

  • Raimundo Nonato Moura Oliveira Centro de Estudos Superiores de Caxias/Universidade Estadual do Maranhão
  • Georgyanna Andrea Silva Morais
  • Maria da Glória Soares Barbosa Lima

Keywords:

Qualidade da Formação de Professores. Diversidade e Diferença. Inclusão escolar.

Abstract

What prevailing conception of quality guides the training of teachers? With this central question, this text, in the light of the meanings of quality of education and teaching in dispute in Brazilian educational policies, analyzes the understanding of the quality of teacher education for primary school, as it has been developing in the last decades. It adopts the historical-dialectic perspective as a research reference, and understands that the ideal of teaching quality, emerged from the interest of dominant groups for the reintegration of education in the economic agenda, in institutionalized initiatives, it brings simplistic theoretical-practical interpretations of teacher training policies to make students' right to quality education effective. It argues the importance of understanding quality socially referenced by principles of emancipation and construction of an educational practice for all.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANDRÉ, M. (org.). Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC; INEP; COMPED, 2002.

AZEVEDO, J. M. L. O Estado, a política e a regulação do setor educacional no Brasil: uma abordagem histórica. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. (org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. p. 17-42.

BEISIEGEL, C. de R. A qualidade do ensino na escola pública. Brasília: Líber Livro editora, 2005.

BEISIEGEL, C. de R. Estado e educação popular: um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo: Pioneira, 1974.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 maio 2019.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 10 fev. 2020.

BRASIL. Lei nº. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação (2001-2010). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2001/lei-10172-9-janeiro-2001-359024-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 9 ago. 2020.

BRASIL. Lei nº. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (2014-2024). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 9 ago. 2018.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, 21 de dezembro de 1996.

BRASIL. Parecer CNE/CP nº 2, de 9 de junho de 2015. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, DF, 2015a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&view=download&alias= 17625-parecer- cne-cp-2-2015-aprovado-9-junho-2015&category_slug=junho- 2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 out. 2015.

BRASIL. Conae 2014: Conferência Nacional de Educação: documento – referência [elaborado pelo] Fórum Nacional de Educação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria Executiva Adjunta, [2013]. 96 p. Disponível em: http://conae2014.mec.gov.br/documentos. Acesso em: 03 maio 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasilia, DF: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em: 10 jan. 2015.

BRUNS, B.; LUQUE, J. Great teachers: how to raise student learning in Latin America and the Caribbean. Washington, DC: World Bank, 2014. Disponível em: https:// openknowledge.worldbank.org/handle/10986/20488. Acesso em: 1 jun. 2019.

CAMPOS, M. M. Entre as políticas de qualidade e a qualidade das práticas. Cadernos de Pesquisa. v. 43. n. 148. p. 22-43. jan/abril, 2013.

CAMPOS, M. M. A qualidade da educação em debate. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, n. 22, p. 5-35, jul./dez. 2000. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/2215. Acesso em: 30 jun. 2018.

CAMPOS, M. M.; COELHO, R. de. C; CRUZ, S. H. V. Consulta sobre a qualidade da educação na escola. Relatório técnico final. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2006. (Textos FCC, n. 26).

CARVALHO, J. S. F. A qualidade de ensino vinculada à democratização do acesso à escola. Estudos Avançados. São Paulo, n. 60, p. 307-310, 2007.

CASALI, A. “O que é educação de qualidade?” Quanto custa universalizar o direito à educação? Brasília: UNICEF/CONANDA, 2011.

CASASSUS, J. A reforma educacional na América latina no contexto de globalização. Cadernos de Pesquisa, Campinas, n. 114, p. 7-28, nov. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/n114/a01n114. Acesso em: 20 nov. 2017.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2010.

CURY, C. R. J. Qualidade em educação. Nuances: estudos sobre Educação, São Paulo, ano XVII, v. 17, n. 18, p. 15-31, jan./dez. 2010. Disponível em:

https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/721. Acesso em: 2 maio 2020

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos Cedes, Campinas v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F.; SANTOS, C. de A. A qualidade da educação: conceitos e definições. Série Documental, Textos para discussão, Brasília, v. 24, n. 22, 2007.

DUARTE, N. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria). Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 83, p. 601-625, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010.

GATTI, B. A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 09 ago. 2020.

GENTILI, P. O discurso da qualidade como nova retórica conservadora no campo educacional. In: GENTILI, P.; SILVA, T. T. (org.). Neoliberalismo: qualidade total e educação: visões críticas. 4ª edição. Petrópolis: Vozes, 1996. p. 111-177.

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GODENZZI, J. C. Introducción/diversidad histórica y diálogo intercultural. Perspectiva latinoamericana. Tinkui Boletín de Investigación y Debate, Universidad de Montreal, n. 1, Invierno, 2005, p. 4-10. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3302998. Acesso em: 07 out. 2020

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. v. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n, 14, p. 108-130, mai/ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07.pdf. Acesso em: 02 jun. 2011.

LIMA, A. B. de (org.). Qualidade na (da) educação: aproximações e retenções sobre o tema. In: LIMA, A. B. de. Qualidade da educação superior: o Programa REUNI. Jundiaí-SP, Paco Editora, 2014. p. 17-46.

LOVISOLO, H. A educação de adultos entre dois modelos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 67, p. 23-40, nov., 1988.

MALANCHEN, J. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

MCLAREN, P. Multiculturalismo crítico. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000.

MCLAREN, P. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. In: CANDAU, V. M; MOREIRA, A. F. (org.). Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MORAES, M. de, M. C. Recuo da teoria: dilemas na pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, vol. 14, núm. 1, 2001, p. 7-25 Universidade do Minho Braga, Portugal. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37414102. Acesso em: 02 jun. 2020.

NÓVOA, A. Tendências atuais na formação de professores: o modelo universitário e outras possibilidades de formação. In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11., 2011, Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia: Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 2011.

OLIVEIRA, R. P. Da universalização do ensino fundamental ao desafio da qualidade: uma análise histórica. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 661-690, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a0328100. Acesso em: 6 mar. 2016.

PAIVA, V. Educação popular e educação de adultos: uma contribuição à história da educação no Brasil. São Paulo: Loyola, 1973.

PEREZ GÓMEZ, A. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997. p. 93-144.

ROMERO, C. G. Pluralismo, multiculturalismo e interculturalidad. Educación y Futuro: revista de investigación aplicada y experiencias educativas, n. 8, 2003, p. 11-20.

Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2044239. Acesso em: 07 out. 2020.

ROSEMBERG, F. Raça e desigualdade educacional no Brasil. In: AQUINO, J. G. (coord.). Diferenças e preconceito na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998. p. 73-91.

SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M. de; EVANGELISTA, O. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

Published

2020-12-18

Issue

Section

Dossiê: Formação de Professores

How to Cite

QUALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA RELAÇÃO COM OS DISCURSOS DA “QUALIDADE DO ENSINO”: EFICIÊNCIA, PRODUTIVIDADE E INCLUSÃO ESCOLAR. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 17, p. 217–231, 2020. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3719. Acesso em: 14 may. 2025.

Similar Articles

1-10 of 620

You may also start an advanced similarity search for this article.