UMA ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS IDEACIONAIS EM REPORTAGEM DA REVISTA NOVA ESCOLA: A REPRESENTAÇÃO DE ENSINO E DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Authors

  • Victor Gomes Milani Universidade Federal de Santa Maria
  • Odair Benedito Francisco

Keywords:

Gramática Sistêmico-Funcional, Metafunção Ideacional, Representação, Ensino de Língua Portuguesa, Revista Nova Escola

Abstract

Apesar de diretrizes nacionais como PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) de 1998 e os OCNs (Orientações Curriculares Nacionais) de 2006 discorrerem sobre o ensino de língua portuguesa no Brasil, maneiras de como melhorar as propostas pedagógicas ainda são muito discutidas na esfera midiática. O objetivo desse estudo foi analisar uma reportagem de Maria Rehder publicada na revista Nova Escola em janeiro de 2010 intitulada O que ensinar em Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano a fim de se buscar a representação de ensino e do professor de língua portuguesa nela retratada. A análise realizada foi guiada pelos princípios teóricos da Gramática Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 2014), tendo destaque para a metafunção ideacional. O corpus apresentou um número total de 44 orações. A partir dos padrões encontrados no Sistema de Transitividade, os dados foram interpretados conforme Fuzer e Cabral (2014). Em um último momento, os dados serviram para interpretar a linguagem como gênero, considerando o contexto de produção, consumo e publicação do texto analisado, seguindo Motta-Roth (2008). Concluiu-se que o exemplar de gênero apresenta características tanto do jornalismo informativo como do jornalismo de opinião, conforme (DIAS, et al., 2006).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Victor Gomes Milani, Universidade Federal de Santa Maria
    Graduado em Letras Inglês (UFSM/2014), Especialista em Ensino de Língua Portuguesa: Oralidade e Escrita (UNOESTE/2016) e Mestrando em Estudos Linguísticos (UFSM)

Published

2017-08-14

How to Cite

UMA ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS IDEACIONAIS EM REPORTAGEM DA REVISTA NOVA ESCOLA: A REPRESENTAÇÃO DE ENSINO E DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. (2017). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 14(1), 114-128. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1927

Similar Articles

11-20 of 550

You may also start an advanced similarity search for this article.