A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE SOCIOMORAL SOBRE AS PRÁTICAS DE BULLYING EM SALA DE AULA

Autores

  • Poliana Soares Quinato Zocoler UNOESTE
  • Jaqueline Batista Oliveira Costa UNOESTE

Palavras-chave:

Bullying. Escola. Ambiente Sociomoral. Sala de aula

Resumo

Nos dias atuais, muito tem se falado sobre violência na escola. Dentre as diferentes modalidades de violência que se manifestam intramuros escolares, a prática do bullying vem se destacando nos últimos anos. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral discutir a influência do ambiente sociomoral sobre as práticas de bullying na sala de aula. Especificamente buscamos caracterizar o fenômeno bullying enquanto modalidade específica de violência; discutir a prática do bullying sob o contexto das relações sociomorais estabelecidas dentro da escola; compreender como as relações sociomorais estabelecidas entre os pares de alunos são capazes de influenciar a prática do bullying. A investigação foi realizada em uma escola pública estadual do município de Presidente Prudente (SP). Participaram do estudo 40 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental entre 10 e 11 anos de idade. Foi utilizado como instrumento para coleta de dados, a aplicação de dois questionários respondidos pelos alunos. O questionário de número 01 teve como objetivo identificar como os sujeitos investigados avaliam o ambiente sociomoral de suas salas de aula; o questionário de número 02 buscou identificar a ocorrência e a intensidade de prática do bullying na escola, bem como o envolvimento dos sujeitos, quer como vítimas, perpetradores e/ou espectadores. Os dados, obtidos por meio dos dois questionários, receberam tratamento qualiquantitativo, por meio do qual, as respostas dos investigados foram cruzadas com o intuito de identificar a possível relação do ambiente sociomoral da sala de aula e a intensidade da prática de bullying pelos alunos.

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Publicado

2013-03-14

Como Citar

A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE SOCIOMORAL SOBRE AS PRÁTICAS DE BULLYING EM SALA DE AULA. (2013). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 9(2), 29-41. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/816

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