FORMAÇÃO HUMANA NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: MOVIMENTO DA ADAPTAÇÃO À CRÍTICA

Autores

  • Adriano Salvi Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Alaim Souza Neto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

: formação humana; sociedade do espetáculo; fetiche da educação.

Resumo

Este artigo investiga a hegemonia do espetáculo na sociedade contemporânea, com base nas ideias de Guy Debord em sua obra A Sociedade do Espetáculo e as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica Saviani (2008; 2011) acerca do tema formação humana integral.  Debord (2006) analisa a sociedade capitalista como uma estrutura social que impede o desenvolvimento humano crítico e autônomo, em prol de uma sociedade fetichizada pelo consumo e alienada da realidade. As relações sociais são mediadas por imagens e mercadorias, promovidas pelo mercado e meios de comunicação, resultando em alienação e perda da consciência crítica. Saviani (2008; 2011) por sua vez, ressalta que a educação em sua essência ontológica serve ao ser humano e não as coisas. Para ambos, a formação humana é vista pela classe hegemônica como um processo de adaptação às necessidades do sistema capitalista, ao invés de desenvolver o pensamento crítico. Metodologicamente, fez-se uso de uma pesquisa bibliográfica, tomando como base as contribuições de Debord (2006) e Saviani (2008; 2011). Entre os resultados, tem-se que a formação humana deve ser orientada para a construção de uma sociedade mais justa e consciente, em que a educação não esteja a serviço do capital, mas sim do desenvolvimento integral e autônomo dos indivíduos. A superação do modelo mercantil de ensino requer um comprometimento com uma educação que promova a desalienação e a participação efetiva à transformação social e emancipação humana. É imprescindível o diálogo interdisciplinar entre Filosofia e Educação para uma análise crítica dos processos formativos na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

  • Alaim Souza Neto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Atualmente, é Chefe e Professor do Departamento de Estudos Especializados em Educação, no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua nos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) na linha de pesquisa SUPED e Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) na UFSC. É Graduado em Licenciatura em Letras, Pedagogia e Engenharia Química. Possui especializações em Literatura Brasileira, Construção do Texto e Informática na Educação. Realizou Mestrado e Doutorado em Educação pela UDESC com estágio de pós-doutoramento sobre as subjetividades docentes para a apropriação de tecnologias no PPGE/UFSC. É líder do Grupo de Pesquisa Observatório de Práticas Curriculares (OPC/UFSC) e Membro Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Estudos Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC). Meus interesses de pesquisa têm sido feitos em torno de discussões que problematizem as relações entre a Educação, Tecnologias Digitais, Trabalho, Ciência e Conhecimento em cruzamento com os campos teóricos do Currículo, da Formação de Professores, da Gestão Escolar ou da Linguagem a partir de abordagens críticas, sobretudo, relativas à Pedagogia Histórico-Crítica. Sobre as Tecnologias, interessam as pesquisas a respeito das suas concepções, história, produção, usos/desusos, apropriação, integração e impactos educacionais, mas com perspectivas críticas que objetivam a formação humana e emancipação política.

Referências

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Publicado

2025-01-13

Como Citar

FORMAÇÃO HUMANA NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: MOVIMENTO DA ADAPTAÇÃO À CRÍTICA. (2025). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-18, e245043. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/5043

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