O CERCEAMENTO DO “DIREITO” À MOVÊNCIA: O SILENCIAMENTO DAS BIOGRAFIAS DE MOVIMENTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Vinicius Machado de Oliveira Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Juliano de Souza Universidade Estadual de Maringá
  • Emerson Luís Velozo Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Gláucia Andreza Kronbauer Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palavras-chave:

Brasil, Direitos Humanos, Educação, Educação Física Escolar

Resumo

O presente estudo se assenta em pelo menos dois objetivos centrais, quais sejam, por um lado, justificar o significado da movência e da Educação Física como componentes dos direitos humanos e, por outro, apontar em que medida a liberdade e o acesso à movência tem sido cerceado dentro das instituições escolares na contemporaneidade. O empreendimento em questão se caracteriza como um estudo do tipo histórico-bibliográfico de natureza qualitativa. Após a digressão realizada, chegamos ao entendimento de que as atividades de movência tiveram e continuam tendo fundamental importância na vida das pessoas. Diante desse quadro, ao longo da história, a Educação Física se justificou como ciência e área pedagógica a racionalizar e a administrar o trabalho com a movência. Em que pese, no entanto, a história tenha apontado a proeminência da Educação Física e da movência na vida das crianças e adolescentes, algumas medidas e decisões em solo brasileiro têm aviltado o direito dos indivíduos ao acesso às atividades da cultura de movimento, principalmente em âmbito escolar. Dentre os aspectos que têm convergido para a depreciação ao direito à movência, constata-se o achatamento da Educação Física escolar, falta de espaços e insumos para a prática, omissão do poder público frente às necessidades dos escolares, documentos normativos e leis não convergentes com a realidade posta. Através da discussão encaminhada neste manuscrito, depreende-se que a privação do direito à movência e à Educação Física nas escolas brasileiras representa um retrocesso para a formação biopsicossocial dos infantes e dos jovens.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALMEIDA, Felipe Quintão; BRACHT, Valter; VAZ, Alexandre. Classificações epistemológicas na Educação Física: redescrições. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 04, p. 241-263, out/dez de 2012.

DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.27727.

ÁLVAREZ-BUENO, Celia; PESCE, Caterina; CAVERO-REDONDO, Iván; SÁNCHEZ-LÓPEZ, Mairena; GARRIDO-MIGUEL, Miriam; MARTÍNEZ-VIZCAÍNO, Vicente. Academic Achievement and Physical Activity: a meta-analysis. Pediatrics, São Paulo, v. 140, n. 6, p. 1-8, 1 dez. 2017. DOI https://doi.org/10.1542/peds.2017-1498.

AMADO, João. A história dos brinquedos na antiguidade clássica. Revista Galega de Educación, La Corunâ, v. 51, p. 24-27, dez. 2011. Disponível em: https://nova-escola-galega.org/almacen/documentos/RGE%20Amado.pdf. Acesso em: 04 jun. 2024.

ARISTÓTELES. A política. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BASTOS, Robson dos Santos; SANTOS JUNIOR, Osvaldo Galdino dos; FERREIRA, Marcelo Pereira de Almeida. Reforma do ensino médio e a educação física: um abismo para o futuro. Motrivivência, Florianopólis, v. 29, n. 52, p. 38-52, set. 2017. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p38.

BETTI, Mauro. Educação Física como prática científica e prática pedagógica: reflexões à luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 183-197, jul./set., 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16594. Acesso em: 14 dez. 2024.

BOTH, Arnd Adje. Sounding clay: rattles, flutes, drums and horns in the neolithic. In: DE ANGELI, Stefano; BOTH, Arnd Adje; HAGEL, Stefan; HOLMES, Peter; PASALODOS, Raquel Jiménez, Lund Cajsa S. (eds). Music and sounds in ancient Europe: contributions from the European music archaeology project. Rome: European Music Archaeology Project. 2018. p. 42–43.

BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero. 1983.

BRACHT, Valter. A educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser (elementos de uma teoria pedagógica para a educação física). Ijuí: Inijuí, 2019.

BRACHT. Valter. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: Unijuí, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Guia de atividade física para a população brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. Brasília. MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 jul. 1990.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

CASTELLANI FILHO, Lino; SOARES, Carmen Lúcia; ZÜLKE, Celi Nelza; VARJAL, Elizabeth; ESCOBAR, Micheli Ortega; BRACHT, Valter. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez 2009.

CHRISTOFOLETTI, Marina; DUCA, Giovâni Firpo del; GRIPA, Lays Tomazoni; ASSIS, Maria Alice Altenburg de. Comportamento sedentário no lazer e sua associação com atividade física no contexto escolar de crianças no sul do Brasil. Journal Of Physical Education, Maringá, v. 27, n. 1, p. 1-10, 2016. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2755.

CONSTANTIN, Florin; PAVEL, Carmem; BUGOI, Roxana; TODERAS, M. An X-ray tomograph based on a flat panel detector. Nuclear Instruments and Methods in Physics Research Section A, [S.l.], v. 621, n. 1-3, p. 685-689, set. 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nima.2010.05.010.

CORDEL, Patrícia Taís; SOUZA, William Cordeiro de; LIMA, Valderi Abreu de; HYKAVEI JUNIOR, Paulino; DANZIATO, Alexandre von Hoonholtz; OLIVEIRA, Vinicius Machado de; MASCARENHAS, Luis Paulo Gomes. Comparação da aptidão física relacionada à saúde e a prática esportiva em criançaS. Saúde (Santa Maria), Santa Maria, v. 44, n. 1, p. 1-8, abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.5902/2236583425765.

CHRISTESEN, Paul. Sport and Democratization in Ancient Greece (with an excursus on Athletic Nudity). In: CHRISTESEN, Paul; KYLE, Donald G. (Orgs.). A Companion to Sport and Spectacle in Greek and Roman antiquity. Chichester: Wiley Blackwell, 2014. p. 211-235.

DAOLIO, Jocimar. Educação física e o conceito de cultura. Campinas: Autores Associados, 2004.

DAOLIO, Jocimar. Os significados do corpo na cultura e as implicações para a Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 24-28, 1995. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2184.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Petrópolis: Vozes, 2011.

ELIAS, Norbert. Processos de excitação: trabalhos inéditos de Norbert Elias sobre esporte, lazer, corpo, cultura. Tradução de Ana Flávia Braun Vieira e Miguel Archanjo de Freitas Junior. Ponta grossa: UEPG, 2022.

ELIAS, Norbert. A civilização dos pais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 27, n. 3, p. 469-493, dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922012000300003.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011. v. 1.

ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70, 2008.

ELIAS, Norbert. Teoria simbólica. Oeiras: Celta, 1994a.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994b.

ELIAS, Norbert. Introdução. In: ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric (orgs.). A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992a. p. 39 – 100.

ELIAS, Norbert. A génese do desporto: um problema sociológico. In: ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric (orgs.). A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992b. p. 187 – 222.

ESCALONA, Tania Pinto; MARTÍNEZ-DE-QUEL, Óscar. Deu minuts d’activitat física interdisciplinària milloren el rendiment acadèmic. Apunts Educació Física I Esports, [S.l], v. 35, n. 138, p. 82-94, out. 2019. DOI: https://doi.org/10.5672/apunts.2014-0983.es.(2019/4).138.07.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Epistemologia e prática pedagógica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 203-214, maio, 2009. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/258. Acesso em: 14 dez. 2024.

FERREIRA, Lúcio Fernandes; BARROS, João Luiz da Costa; BRUZI, Alessandro Teodoro; FREUDENHEIM, Andrea Michele. Direitos Humanos, Esporte e Educação Física: desafos e perspectivas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 113-123, dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v35i3p113-123.

FREIKMAN, Michael; GARFINKEL, Yosef. The Zoomorphic Figurines from Sha'ar Hagolan: hunting magic practices in the neolithic near east. Levant, London, v. 41, n. 1, p. 5-17, abr. 2009. DOI: https://doi.org/10.1179/175638009X427567.

FRITZ, Jesper; CÖSTER, Marcus E.; ROSENGREN, Björn E.; KARLSSON, Caroline; KARLSSON, Magnus K. Daily School Physical Activity Improves Academic Performance. Sports, Dusseldorf, v. 8, n. 6, p. 1-8, 4 jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/sports8060083.

GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C.; GOODWAY, Jackie D. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013.

GARCIA, Rui Proença. No labirinto do desporto: horizontes culturais contemporâneos. Belo horizonte: Casa da Educação Física, 2015.

GARCIA, Silas Alberto; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; REZER, Ricardo. Educação Física: “um bicho mais estranho que o ornitorrinco”. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 1, p. 1-9, 2 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11224.

GEHLEN, Arnold. El hombre: su naturaleza y su lugar en el mundo. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1987.

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Educação física progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física brasileira. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

HAAPALA, Eero. Physical activity, academic performance and cognition in children and adolescents. a systematic review. Baltic Journal Of Health And Physical Activity, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 53-61, jan. 2012. DOI: https://doi.org/10.2478/v10131-012-0007-y.

HAGINS, Marshall; RUNDLE, Andrew. Yoga improves academic performance in urban high school students compared to physical education: a randomized controlled trial. Mind, Brain, And Education, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 105-116, maio, 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/mbe.12107.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM Editores, 2015.

HEIDARI, Samira; VOJDANI, Fatemeh; HOSSEINI, Afzal Sadat. Explaining the views of ibn sina and al-ghazali on games and physical exercises and their relation to the relationship between body and soul. Dinamika Ilmu, [S.l.], v. 2, n. 20, p. 357-366, dez, 2020. DOI: https://doi.org/10.21093/di.v20i2.2536.

INSTITUTO PENÍNSULA. Conheça a pesquisa “Contexto da Educação Física escolar no Brasil”. 30 de mar. de 2020. Disponível em: https://institutopeninsula.org.br/pratica-esportiva-nas-escolas-esta-associada-a-melhora-no-desempenho-no-ideb/. Acesso em: 30 maio 2024.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. UNIMEP: Piracicaba, 1999.

KUNZ, Elenor. Didática da educação física. Ijuí: Unijuí, 2004.

KUNZ, Elenor. Educação física: ensino & mudanças. Ijuí: Unijuí, 2012.

LAKER, Anthony. An historical perspective on the purposes of Physical Education beyond the boundaries of Physical Education. In: LAKER, Anthony. Beyond the boundaries of Physical Education: educating young people for citizenship and social responsibility. London: Taylor & Francis e-Library, 2001. p. 04–14.

LANGLEY, Michelle C. Magdalenian Children: projectile points, portable art and playthings. Oxford Journal of Archaeology, [S.l.], v. 37, n. 1, p. 3-24, 17 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.1111/ojoa.12128.

LANGLEY, Michelle C.; LITSTER, Mirani. Is it ritual? Or is it children? Distinguishing consequences of play from ritual actions in the prehistoric archaeological record. Current Anthropology, Chicago, v. 59, n. 5, p. 616-643, out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1086/699837.

LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; KRONBAUER, Gláucia Andreza. O circo e a educação dos corpos-criança: possibilidades formativas com espaço para o pensar e o fazer divergente. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 25, p. 1-21, mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.17556.017.

LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; NEVES, Fernanda Inocêncio Diniz. Onde está o brincar no curso de pedagogia? Existências e ausências na formação docente. Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 28, n. 2, p. 1-15, 18 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10587.

LOCKE, John. Alguns pensamentos sobre a educação. Coimbra: Almedina, 2012.

LOVISOLO, Hugo Rodolfo. Hegemonia e legitimidade nas ciências dos esportes. Motus Corporis, Rio de Janeiro, v. 3, n 2, p. 51-72, 1996. Disponível em: https://cev.org.br/biblioteca/hegemonia-legitimidade-nas-ciencias-dos-esportes/. Acesso em: 14 dez. 2024.

MANOEL, Edilson de Jesus. Desenvolvimento motor: implicações para a Educação Física escolar I. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 82-97, 1994. DOI: 10.11606/issn.2594-5904.rpef.1994.138423.

MARCHI JÚNIOR, Wanderley. O ESPORTE “EM CENA”: perspectivas históricas e interpretações conceituais para a construção de um modelo analítico. Revista da Alesde, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 46-67, 27 jul. 2016. DOI: https://doi.org/10.5380/jlasss.v5i1.43890.

MARQUES, Adilson; GOUVEIA, Bruna. Conhecimento sobre Atividade Física e seus Níveis em Crianças com Cardiopatia Congênita. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, São Paulo, v. 114, n. 5, p. 793-794, maio, 2020. DOI: https://doi.org/10.36660/abc.20200286.

MARX, Karl. O Capital - Livro I – crítica da economia política: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

MECHIKOFF, Robert A. A history and philosophy of sport and physical education: from ancient civilizations to the modern world. New York: McGraw-Hill Education, 2019.

MENDONZA, Barbara. Artifacts from ancient Egypt. Santa Barbara: ABC-CLIO, LLC, 2017.

MOLINA NETO, Vicente. Menos Educação Física, menos formação humana, menos educação integral. Movimento, Porto Alegre, n. 29, p. 1-16, 4 fev. 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.125819.

MOMMAD, Maicon Luiz. A história da educação física escolar no Brasil: leis e decretos norteadores. Horizontes - Revista de Educação, Mato Grosso do Sul, v. 9, n. 16, p. 1-11, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v9i16.13118.

MONTEIRO, Luciana Zaranza; VARELA, Andrea Ramirez; SOUZA, Priscila de; MANIÇOBA, Ana Caroline Magalhães; BRAGA JÚNIOR, Francelino. Hábitos alimentares, atividade física e comportamento sedentário entre escolares brasileiros: pesquisa nacional de saúde do escolar, 2015. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 23, p. 1-15, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-549720200034.

MONTORO, Ana Paula Pietro Nobre; LEITE, Carina Raffes; ESPÍNDOLA, Janine Aryadine; ALEXANDRE, Juliano Maestri; REIS, Monalisa da Silva; CAPISTRANO, Renata; LISBOA, Tailine; BELTRAME, Thais Silva. Aptidão física relacionada à saúde de escolares com idade de 7 a 10 anos. Abcs Health Sciences, Santo André, v. 41, n. 1, p. 29-33, maio, 2016. DOI: https://doi.org/10.7322/abcshs.v41i1.842.

NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2008.

OLIVEIRA, Vinicius Machado de. Configurações simbólicas da movência – do processo evolutivo ao desenvolvimento social: aportes para a teoria da educação física e do esporte. 2024. 707 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2024.

OLIVEIRA, Vinicius Machado de; BRASIL, Marcos Roberto; MATTES, Verônica Volski; MENEGALDO, Pedro Henrique Iglesiaz; SOUZA, Neidiana Braga da Silva; SILVA, Schelyne Ribas da. Influência do ambiente na motivação esportiva: comparação entre espaços sistematizados e não sistematizados de prática. Motricidade, Santa Maria da Feira, v. 4, n. 16, p. 400-410, 31 dez. 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/20647. Acesso em: 05 jun. 2024.

OLIVEIRA, Vinicius Machado de; SOUZA, Juliano de. A INFÂNCIA, O BRINCAR E O JOGAR: reflexões a partir do referencial teórico de Norbert Elias. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, p. 1-22, abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698186748.

PIZANI, Juliana; BARBOSA‐RINALDI, Ieda Parra; MIRANDA, Antonio Carlos Monteiro de; VIEIRA, Lenamar Fiorese. (Des) motivação na educação física escolar: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 259-266, jul. 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2015.11.010.

PLATÃO. A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.

PONCE-BLANDÓN, José Antonio; DEITOS-VASQUEZ, María Eduarda; ROMERO-CASTILLO, Rocío; ROSA-VIANA, Diogo da; ROBLES-ROMERO, José Miguel; MENDES-LIPINSKI, Jussara. Sedentary Behaviors of a School Population in Brazil and Related Factors. International Journal Of Environmental Research And Public Health, Canadá, v. 17, n. 19, p. 1-13, set. 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17196966.

RAWSON, Beryl. Education: the romans and us. Antichthon, London, v. 33, p. 81-98, nov. 1999. DOI: https://doi.org/10.1017/S0066477400002355.

RICHTER, Sandra Regina Simonis. Educação, arte e infância: tensões filosóficas em torno do fenômeno poético. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 2, n. 2, p. 90-106, jul./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.99.

ROCHA, Ariza Maria. “Da Educação Física”: o projeto de reforma do ensino primário de rui barbosa nos programas de ensino de colégios brasileiros. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 21, p. 1-7, 30 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30502.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio ou da Educação (Extratos). São Paulo: Edipro, 2017.

SAGAN, Carl. Cosmos. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

SANTOS MELO, Iasmim; SANTANA, Jaqueline Gama; SOUSA, Paulo Cristiano Silva; JESUS, Vitória Macedo Monteiro Gonçalves de; OLIVEIRA, Cleiton Antonio de; RIBEIRO, Davi Soares Santos. Educação Física no Ensino Médio: impactos da redução da carga horária para os alunos. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, Teófilo Otoni, v. 6, n. 1, 2023. Disponível em: https://revista.unipacto.com.br/index.php/multidisciplinar/article/view/1077. Acesso em: 04 jun. 2024.

SARAIVA João Paulo, LOPES Luís Carlos. Relação entre a coordenação motora e a aptidão física em crianças dos 9 aos 14 anos. Revista Brasileira de Ciências e Movimento, Brasília, v. 27, n. 1, p. 141-149, 2019. DOI: https://doi.org/10.31501/rbcm.v27i1.7979.

SHEPHARD, Roy J. An Illustrated history of health and fitness, from Pre-History to our Post-Modern World. New York: Springer, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-11671-6.

SOARES, Carmen Lúcia. Notas sobre a educação no corpo. Educar em Revista, Curitiba, n. 16, p. 43-60, dez. 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.205.

SOUZA FILHO, Anastácio Neco de; BEZERRA, Thaynã Alves; BANDEIRA, Paulo Felipe Ribeiro; CABRAL, Luciana Gatto; BRITO, André; GUERRA, Paulo Henrique et al. Association between the environment for physical activity in public schools and childhood obesity: a view in the light of complex systems. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 29, n. 6, p. 1-8, jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232024296.05162023.

SOUZA, Juliano de. A movência como símbolo de orientação da vida: significados e alcance para a teoria da educação física. 2022. 147 f. Tese (Livre Docência em Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022.

SOUZA, Juliano de. Do homo movens ao homo academicus: rumo a uma teoria reflexiva da Educação Física. São Paulo: LiberArs, 2021.

SOUZA, Juliano de. Movência: um elogio à Educação Física e ao Esporte. Movimento, Porto Alegre, v. 29, p. 1-17, mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.121546.

SULAIMAN, Adibah; JAMSARI, Ezad Azraai; NOH, Noorsafuan Che. Islamic environment in child development according to the views of Imam al-Ghazali. Mediterranean Journal of Social Sciences, Rome, v. 5, n. 29, Dec. p.33-39, 2014. DOI: https://doi.org/10.31501/rbcm.v27i1.7979.

TANI, Go. Comportamento motor: aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

TANI, Go; MANOEL, Edison de Jesus; KOKUBUN, Eduardo, PROENÇA, José Elias. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EdUSP, 1988.

TREBELS, Andreas Heinrich. A concepção dialógica do movimento humano: uma teoria do se-movimentar. In: KUNZ, Elenor; TREBELS, Andreas Heinrich (orgs.) Educação física crítico-emancipatória. Íjui: Unijuí, 2006. p. 23-48.

WERTMANN, Patrick; CHEN, Xinyong; LI, Xiao; XU, Dongliang; TARASOV, Pavel E.; WAGNER, Mayke. New evidence for ball games in Eurasia from ca. 3000-year-old Yanghai tombs in the Turfan depression of Northwest China. Journal of Archaeological Science: Reports, New York, v. 34, p. 1-11, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jasrep.2020.102576.

WILSON, Edward Osborne. A conquista social da terra. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

ZEIGLER, Earle F. Chivalry’s Influence on sport and physical training in Medieval Europe. In: ZEIGLER, Earle F. Sport and Physical Education in the Middle Ages. Bloomington: Trafford, 2006. p. 56–84.

Downloads

Publicado

2025-02-24

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES - EM EDIÇÃO

Como Citar

O CERCEAMENTO DO “DIREITO” À MOVÊNCIA: O SILENCIAMENTO DAS BIOGRAFIAS DE MOVIMENTO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. (2025). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-27, e244959. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4959

Artigos Semelhantes

21-30 de 393

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.