DIALECTICS OF THE CONCRETE AND HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY IN BRAZIL

Autores

  • Newton Duarte UNESP/Araraquara

Palavras-chave:

Karel Kosik, Dermeval Saviani; Dialectics of Concrete; Critical Pedagogies

Resumo

Estudos educacionais no Brasil têm uma forte tradição baseada em pensadores dialéticos marxistas como Gramsci, Lukács e Kosik. Uma das mais significativas abordagens marxistas no campo das teorias pedagógicas no Brasil é chamada de Pedagogia Histórico-Crítica. As abordagens educacionais não críticas uma identificação quase imediata dos conteúdos e métodos escolares com as necessidades pragmáticas geradas por práticas da vida cotidiana. Esse tipo de perspectiva ignora a dialética fenômeno-essência e toma o pseudoconcreto como se fosse o concreto real. A pedagogia histórico-crítica toma a direção oposta e entende que o caminho para se engajar a educação escolar numa práxis social transformadora é organizar o currículo escolar de maneira a fornecer as ferramentas conceituais necessárias para se realizar o “détour” ou “desvio” que Kosik, baseado em Marx, considera necessário para que os seres humanos se apropriem da essência da realidade social. Este artigo é uma tentativa de exploração dos pontos de intersecção entre a dialética do concreto e a pedagogia histórico-crítica.

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Referências

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Publicado

2019-07-02

Edição

Seção

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, DIDÁTICOS E PSICOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Como Citar

DIALECTICS OF THE CONCRETE AND HISTORICAL-CRITICAL PEDAGOGY IN BRAZIL. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(2), 68-78. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3041

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