AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO
A DOCUMENTAL ANALYSIS IN THE NATIONAL COMMON BASED HIGH EDUCATION CURRICULUM
Palavras-chave:
Tecnologia da informação e comunicação, Ensino Médio, Educação Midiática, Conteúdos da EducaçãoResumo
Busca-se com este artigo, identificar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio, como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão sendo mencionadas e discutir se estas menções são suficientes para contemplar a educação midiática crítica para o Ensino Médio. A linguagem digital está presente na sociedade e deve ser explorada como meio de comunicação, de informação, de interatividade e principalmente como forma de conceber novos dispositivos. Sendo assim, é esperado que a Educação Básica, ofereça subsídios para utilizar e refletir sobre essas tecnologias. Como metodologia, foi aplicado a análise documental da BNCC a partir da utilização do software Adobe Acrobat Reader DC, usando o comando de Busca de Palavras “Ctrl + F”. A busca resultou em apenas onze menções na parte destinada ao Ensino Médio, sendo que a maioria das menções estão localizadas na Área de Linguagens e Suas Tecnologias. Baseado nas evidências fornecidas pela literatura, pela importância do documento e pela relevância das TIDC's na sociedade atual, conclui-se que o tema escolhido necessita de expansão qualitativa e quantitativa na BNCC. As tecnologias são partes importantes da realidade contemporânea e tem seu valor comprovado cada vez mais, seja cientificamente ou no próprio uso cotidiano, porém este estudo limita-se ao campo documental, visto que não foram realizadas pesquisas de cunho observacional.
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