A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Isis Azevedo Chaves Mestranda da Faculdade de Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - PPGEDU/ UFMS - campus de Campo Grande. Membro do Grupo de Estudos Fundamentos da Educação-GEFE.
  • Rafael Rossi Licenciado e Mestre em Geografia, Doutorado e Pós-Doutorado pela UNESP/FCT de Presidente Prudente – SP. Docente e pesquisador na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS/Campo Grande – MS. Líder do Grupo de Estudos “Fundamentos da Educação” – GEFE.

Palavras-chave:

Conhecimento científico. Teoria Histórico-Cultural. Pedagogia Histórico-Crítica.

Resumo

Este texto é um instrumento por meio do qual demonstramos a origem, a natureza e a função social do conhecimento científico e a sua importância histórica na educação escolar a partir das contribuições da perspectiva ontológica marxiana, a pedagogia histórico-crítica e a teoria histórico-cultural. O objetivo é demonstrar, tendo como base o processo histórico da autoconstrução humana, a essência da ciência, bem como a necessidade de cada vez mais a educação escolar defendê-la. Este trabalho é qualitativo, de caráter bibliográfico, considerando os fundamentos epistemológicos apresentados pela disciplina em articulação com o objeto de pesquisa. Nossa intenção é refletir sobre a constituição e o potencial humanizador dos conhecimentos científicos. Ressaltamos que esses elementos são essenciais para o desenvolvimento do psiquismo humano e sua apropriação requer a tarefa docente, de pesquisa e ensino, no espaço-tempo escolares.

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Referências

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Publicado

2021-04-19

Como Citar

A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. (2021). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 18(1), 49-60. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3931

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