AS ESCRITAS DE SI E OS EFEITOS MOBILIZADORES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS

Autores

  • Joelson de Sousa Morais UNICAMP
  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Maria Divina Ferreira Lima Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Palavras-chave:

Escritas de si, Narrativas (auto)biográficas, Formação de Professores

Resumo

Este texto se configura como uma pesquisa teórica-bibliográfica primando pela abordagem narrativa (auto)biográfica para pensarmos os processos de formação de professores a partir das escritas de si enquanto contribuidoras de construção de saberes, conhecimentos e transformações que esta pode propiciar. Nos propomos a questionar como problemática de pesquisa:  Quais as contribuições das escritas de si nos processos de formação de professores tecidas em narrativas (auto)biográficas? Diante do exposto tecemos como objetivos deste artigo: entender os aspectos históricos-epistemológicos do campo das narrativas (auto)biográficas no Brasil; compreender o movimento da formação profissional da docência mediada pelas escritas narrativas de si, bem como refletir acerca das contribuições das narrativas (auto)biográficas escritas no processo de formação e desenvolvimento profissional de professores. A fundamentação teórico-epistemológica deste texto se pauta nos princípios da abordagem narrativa (auto)biográfica a qual somos pesquisadores dessa área e comungamos a partir das contribuições de: Delory-Momberger (2008), Josso (2010), Benjamin (2012), Goodson (2019), Nóvoa (1992), Bragança (2018), Passeggi; Souza (2010), entre outros. Os resultados do estudo revelam que o desafio posto no processo de formação de professores no contexto de uma pedagogia narrativa, é a adoção de dispositivos metodológicos na prática pedagógica pelos formadores de professores, com o uso de escritas narrativas de si, que pode ser empreendida pelo próprio formador, em diálogo com os estudantes em formação, para que criem uma cultura da escrita, e possam contribuir no seu processo formativo construindo conhecimentos e saberes necessários à profissão que os acompanharão, inclusive, no desenvolvimento profissional docente quando estiverem atuando na área.

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Biografia do Autor

  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Líder do GRUPO DE PESQUISAS INTERDISCIPLINARES: Educação, Saúde e Sociedade (CNPq/UEMA). Professora Adjunto I do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC), e atualmente Diretora do Curso de Pedagogia. Trabalha ainda como Coordenadora Pedagógica e Formadora na Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias (MA) - SEMECT.
  • Maria Divina Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPI). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE). Ministra as seguintes disciplinas na graduação: Didática geral. E na pós-graduação em educação: Prática Pedagógica e Pesquisa em Educação.

Referências

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Publicado

2020-12-18

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores

Como Citar

AS ESCRITAS DE SI E OS EFEITOS MOBILIZADORES DA FORMAÇÃO DOCENTE EM NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS. (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 232-247. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3722

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