FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Jaqueline Paschoal Universidade Estadual de Londrina
  • Sonara Maria Lopes de Oliveira Colégio Mãe de Deus
  • Marta Regina Furlan de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

História. Docência. Formação. Atuação. Legislação.

Resumo

Este estudo de caráter bibliográfico tem o propósito de discutir as especificidades da docência na Educação Infantil a partir das origens, determinações legais e formação profissional. A aprovação da Lei de Diretrizes e Bases (1996) reconhece a Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica, visto que a criança é considerada cidadã, sujeito de direitos, desde a promulgação da Constituição Federal (1988). Apesar dos inúmeros progressos das leis em relação ao direito à educação desde o nascimento, muitos são os desafios que se coloca. Isso porque a efetivação desse direito, ainda não está acessível a todas as crianças, principalmente quando se considera os quesitos: acesso, permanência e qualidade dos serviços prestados. Tal fato ocorre porque, em muitos casos, há: não só precariedade e superficialidade na formação, mas, nas condições de trabalho e atuação docente. Daí a importância da garantia e implementação de políticas públicas de formação inicial e continuada que possibilitem aos professores a construção de práticas que reconheçam as especificidades desse nível de ensino. A valorização profissional em termos de salário e quadro de carreira é direito desses profissionais e devem ser garantidos pelo poder público, pois ainda que tais aspectos não influenciam diretamente a qualidade da ação docente, podem contribuir para a melhoria das práticas educativas junto às crianças, sobretudo no desenvolvimento de suas diferentes linguagens.

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Biografia do Autor

  • Sonara Maria Lopes de Oliveira, Colégio Mãe de Deus

    Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina.

    Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais do Colégio Mãe de Deus da cidade de LOndrina/Pr.

  • Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

    Pós Doutora pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita". Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá-UEM.

    Docente no Programa de Pós-Graduação -Mestrado e Doutorado na Universidade Estadual de Londrina e no curso de Pedagogia do Departamento de Educação-UEL.

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Publicado

2020-12-15

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores

Como Citar

FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2020). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 17, 158-168. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3607

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