ÉTICA E VIRTUDE: A FORMAÇÃO HUMANA NA ESCOLA
Palavras-chave:
Aristóteles, formação humana e escolaResumo
Este artigo visa investigar a ética na filosofia de Aristóteles, através da elucidação da virtude, afim de compreender como ocorre a formação humana na escola atual. A ética não se limita apenas a um sistema conceitual filosófico sobre como se orientar com base em perpetuação de valores morais, mas antes de tudo, a ética é um hábito que constitui o sujeito para orientar ações que visem o bem dos outros e da equidade coletiva. Concluímos que os problemas escolares devem abranger tanto a dimensão ética como a epistêmica. Contudo em virtude da dificuldade em concretizar esses objetivos na escola, os alunos têm sido cada vez mais encaminhados pelos educadores aos profissionais da saúde, na qual a prática da normalização por meio da medicalização, vem cada vez mais substituindo a responsabilidade ética de diversos agentes dentro e fora da escola.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2017-04-12
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
ÉTICA E VIRTUDE: A FORMAÇÃO HUMANA NA ESCOLA. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 37–40, 2017. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1765. Acesso em: 22 abr. 2025.