MAPEANDO PESQUISAS NACIONAIS SOBRE DESENGAJAMENTO MORAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA SOCIAL COGNITIVA
Palavras-chave:
Desengajamento Moral; Revisão sistemática; Educação; Formação de professores.Resumo
O Desengajamento Moral consiste no desprendimento de padrões e autossanções morais para cometimento de ações antissociais e danosas a outros, sem que haja autocondenação ou alteração da autoestima. A partir desse conceito, neste estudo, pretendeu-se realizar uma revisão sistemática de teses e dissertações sobre Desengajamento Moral defendidas no Brasil entre 2013 e 2023, usando o descritor “desengajamento moral”. Foram analisadas cinco teses e 12 dissertações, defendidas em dez universidades (nove públicas e uma privada), advindas, principalmente, das regiões Sudeste e Nordeste. A maioria das pesquisas foi de caráter exploratório e qualitativo. Destacam-se pesquisas nas áreas de Psicologia, Educação, Ensino, Administração, Segurança pública e Política Científica e Tecnológica. Os dados demonstraram um maior nível de publicações de dissertações, em universidades públicas, da região Sudeste, com destaque para a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Federal do Maranhão. As áreas de estudo que têm desenvolvido mais pesquisas são a Psicologia e a Educação, com caráter mais exploratório, descritivo e correlacional. Os principais temas relacionados ao Desengajamento Moral foram: educação, violência, agressão, trabalho e tecnologia. Os mecanismos de Desengajamento Moral citados de maneira mais recorrente foram os de Justificação Moral e Atribuição de Culpa. As contribuições dessa temática na área da Educação foram relacionadas à agressão social, bullying, comportamento de ajuda à vítima, violência no contexto escolar, preconceito racial no futebol, auxiliando discentes, docentes em formação inicial e continuada a identificar, entender, refletir e promover mudanças nos mecanismos cognitivos utilizados nos comportamentos de Desengajamento Moral.
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