FUNÇÕES ATENCIONAIS DE CRIANÇAS COM ANOMALIAS CRANIOFACIAIS: UM ESTUDO SOBRE A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES

Autores

Palavras-chave:

Neuropsicologia, Atenção, Professor, Fissura Palatina, Síndrome

Resumo

Compreender os pressupostos teóricos das anomalias craniofaciais e as implicações cognitivas da função atencional é essencial para que o professor, como mediador do processo educativo, compreenda seu aluno desatento com fissura labiopalatina, sindrômico ou não, e desenvolva estratégias de manejo em sala de aula. Este estudo caracterizou a concepção de professores sobre a função atencional, condições atípicas craniofaciais e o emprego de estratégias educativas relacionadas. Participaram 129 professores de ensino fundamental que responderam a um protocolo de investigação com questões sobre conceitos, características e estratégicas de intervenção. Os dados indicaram que 54% desconheciam as noções básicas sobre as temáticas, evidenciando repertórios limitados no trato ao aluno com anomalias craniofaciais e no emprego de estratégias efetivas de manejo atencional em sala de aula. Os resultados apontaram para a necessidade da adoção de programas de treinamento de competências e a difusão de conhecimento, como também, sinalizou a importância de se rever as políticas públicas existentes no processo de formação de professores do ensino básico, essencial na capacitação por excelência, de profissionais da Educação.

Descritores: Neuropsicologia. Atenção. Professor. Fissura Palatina. Síndrome.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jhenifer Prescilla Dias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Bauru)

    Possui graduação em Psicologia (Formação e Bacharelado/2017) pelas Faculdades Integradas de Jaú (FIJ). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru). Atua como Psicóloga Educacional. 

  • Roberta Aparecida Zotto, Faculdades Integradas de Jaú (FIJ)

    Possui graduação em Psicologia (Formação e Bacharelado/2017) pelas Faculdades Integradas de Jaú (FIJ). Atua como Psicóloga Clínica. 

  • Ana Vera Niquerito Bozza, Faculdades Integradas de Jaú (FIJ)

    Psicóloga e Neuropsicóloga. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, na área de concentração Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, na área de concentração: Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas; e especialista em Neuropsicologia Clínica. Graduada no curso de psicologia da Universidade Sagrado Coração- Bauru/SP. Docente na graduação de psicologia e pedagogia das Faculdades Integradas de Jaú (FIJ) Pesquisadora nas áreas neuropsicologia, avaliação e reabilitação neuropsicológica, psicologia da aprendizagem e teleducação.

  • Maria de Lourdes Merighi Tabaquim, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (USP)

    Possui Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras do Sagrado Coração de Jesus (1980), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1996), Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2002), Pós-Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2008). Professora Associada-Livre Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento, Fissuras e Anomalias Craniofaciais/HRAC/USP. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq GEP (Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento Humano, Fissura e Anomalias Craniofaciais: prevenção, avaliação e reabilitação/ HRAC/USP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação neuropsicológica, programas de intervenção, transtornos de aprendizagem, déficit de atenção-hiperatividade e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Downloads

Publicado

2019-05-07

Como Citar

FUNÇÕES ATENCIONAIS DE CRIANÇAS COM ANOMALIAS CRANIOFACIAIS: UM ESTUDO SOBRE A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(1), 29-40. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2764

Artigos Semelhantes

1-10 de 222

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.