O BRINQUEDO COMO FOMENTADOR DAS CULTURAS DA INFÂNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Authors

  • Larissa Aparecida Trindade dos Santos FAPEPE

Keywords:

Brinquedo, Criança, Cultura, Sociologia da Infância, Práticas educativas

Abstract

O presente artigo traz resultados de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP, Campus de Presidente Prudente, financiada pela FAPESP, que estabeleceu como objetivo central compreender como o brinquedo vem sendo utilizado no contexto de instituições educacionais infantis. Para tal, adotou uma metodologia de natureza qualitativa, do tipo descritivo-interpretativa e empregou instrumentos metodológicos de observação, entrevista semiestruturada e análises bibliográficas. A pesquisa ancorada na Sociologia da Infância apresentou, dentre os seus resultados, que os professores das instituições investigadas empregavam o brinquedo de forma reducionista, apenas como material para ensinar conteúdos e habilidades específicos ou, ainda, como recurso para atrair e distrair as crianças, desvalorizando assim o potencial cultural e histórico desse objeto educativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-05-04

How to Cite

O BRINQUEDO COMO FOMENTADOR DAS CULTURAS DA INFÂNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 29–36, 2016. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1495. Acesso em: 19 aug. 2025.

Similar Articles

1-10 of 543

You may also start an advanced similarity search for this article.