FORMAÇÃO HUMANA NA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO: MOVIMENTO DA ADAPTAÇÃO À CRÍTICA
Palavras-chave:
: formação humana; sociedade do espetáculo; fetiche da educação.Resumo
Este artigo investiga a hegemonia do espetáculo na sociedade contemporânea, com base nas ideias de Guy Debord em sua obra A Sociedade do Espetáculo e as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica Saviani (2008; 2011) acerca do tema formação humana integral. Debord (2006) analisa a sociedade capitalista como uma estrutura social que impede o desenvolvimento humano crítico e autônomo, em prol de uma sociedade fetichizada pelo consumo e alienada da realidade. As relações sociais são mediadas por imagens e mercadorias, promovidas pelo mercado e meios de comunicação, resultando em alienação e perda da consciência crítica. Saviani (2008; 2011) por sua vez, ressalta que a educação em sua essência ontológica serve ao ser humano e não as coisas. Para ambos, a formação humana é vista pela classe hegemônica como um processo de adaptação às necessidades do sistema capitalista, ao invés de desenvolver o pensamento crítico. Metodologicamente, fez-se uso de uma pesquisa bibliográfica, tomando como base as contribuições de Debord (2006) e Saviani (2008; 2011). Entre os resultados, tem-se que a formação humana deve ser orientada para a construção de uma sociedade mais justa e consciente, em que a educação não esteja a serviço do capital, mas sim do desenvolvimento integral e autônomo dos indivíduos. A superação do modelo mercantil de ensino requer um comprometimento com uma educação que promova a desalienação e a participação efetiva à transformação social e emancipação humana. É imprescindível o diálogo interdisciplinar entre Filosofia e Educação para uma análise crítica dos processos formativos na contemporaneidade.
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