MIRÓ E CABRAL: UMA CONTRIBUIÇÃO INTERTEXTUAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Rosemary Aparecida de Almeida Moraes FACULDADE GRAN TIETÊ
  • Regiane Magalhães Boainain Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Fabiana Frolini Marques Mangili Faculdade Gran Tietê https://orcid.org/0000-0001-8581-828X
  • Jhenifer Prescilla Dias Fuzinelli Faculdade Gran Tietê https://orcid.org/0000-0002-2672-7641

Palavras-chave:

Repertório docente. Desautomatismo do Olhar. Formação Docente.

Resumo

O presente ensaio teórico buscou debater a importância do repertório cultural do professor na performance em sala de aula, independentemente do segmento em que atua. Com o intuito de exemplificar a importância desse repertório, teve-se como objetivo analisar as produções de dois grandes artistas renomados: o poeta João Cabral de Melo Neto e o pintor Joan Miró, discutindo o diálogo artístico entre eles. Aparentemente, quase não se vê relevância nesta pesquisa para professores da Educação Infantil e Fundamental I, todavia o itinerário a ser seguido contribui para a formação docente, uma vez que, desde as séries iniciais, a criança tem contato com diferentes produções artísticas. Portanto, o olhar do professor deve estar voltado ao conhecimento mais complexo e mais aprofundado dessas análises. A pesquisa demonstrou que esse itinerário é o que proporciona descobertas relevantes que nutrirão o repertório docente, possibilitando-lhe a criação de situações que levem a criança ao conhecimento de mundo e à abertura para o sensível.  

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Biografia do Autor

  • Regiane Magalhães Boainain, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

    Professora, doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Membro dos grupos de pesquisa  (CNPq): "A voz escrita infantil e juvenil" e "O narrador e as fronteiras do relato" (ambos pela PUC -SP).

  • Fabiana Frolini Marques Mangili, Faculdade Gran Tietê

    Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Jaú. Pós-graduada em Psicopedagogia. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior. Professora na Faculdade Gran Tietê (Barra Bonita) e Faculdade Galileu (Botucatu).

  • Jhenifer Prescilla Dias Fuzinelli, Faculdade Gran Tietê

    Psicóloga, Mestra e Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (UNESP-Bauru). Docente na Faculdade Gran Tietê (Barra Bonita). Psicóloga Escolar.  

Referências

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Publicado

2022-01-10

Como Citar

MIRÓ E CABRAL: UMA CONTRIBUIÇÃO INTERTEXTUAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. (2022). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 18(1), 209-227. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4127

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