ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE PROFISSIONAL DO EDUCADOR FÍSICO

Autores

  • CARLOS AUGUSTO CARVALHO FILHO UNOESTE Universidade do Oeste Paulista
  • LINCOLN EDGAR FERRARI OISHI UNOESTE Universidade do Oeste Paulista
  • MAURÍCIO DA SILVA TEIXEIRA UNOESTE Universidade do Oeste Paulista

Palavras-chave:

Educação Física. Estágio Supervisionado. Formação Profissional. Supervisão. Orientação

Resumo

A Educação Física vem se modificando ao longo da sua história tanto na sua nomenclatura quanto na sua finalidade. O interesse acerca do Estágio Supervisionado em Educação Física, disciplina de maior percentual na grade curricular do curso, despertou dúvidas quanto a sua metodologia, sua realização prática, supervisão e orientação no decorrer da sua realização. O Estágio Supervisionado deve ser um momento de reflexão da atuação pedagógica, momento de relacionar o conhecimento adquirido na IES (Instituições Ensino Superior) com a realidade encontrada no estágio. O estudo teve como objetivo encontrar nas literaturas indícios e respostas que elucidassem questões a respeito do Estagio Supervisionado. Nas discussões e resultados foi possível verificar diversos olhares no que tange à contribuição do Estágio Supervisionado na formação profissional, aspectos positivos e negativos que fortalecem a idéia de que o Estágio Supervisionado transcende o burocrático; ele é uma ferramenta colaboradora e essencial para a Formação Profissional do Educador Físico. Como proposta para a situação encontrada, sugerimos a criação de um “Núcleo de Estágio” nas IES que norteie o discente-estagiário nas questões a respeito do Estágio Supervisionado e sua realização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • CARLOS AUGUSTO CARVALHO FILHO, UNOESTE Universidade do Oeste Paulista
    Carlos Augusto de Carvalho Filho breve currículo Possui mestrado em Praxis pedagógica e Gestão Educacional pela Universidade do Oeste Paulista. Atualmente é professor de educação física da Universidade do Oeste Paulista nos cursos de Educação Física e Turismo, professor técnico de esporte e lazer - Serviço Social da Indústria e estatutário - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Coordenador de projetos em práticas pedagógicas em Educação Física na Unoeste Cidadania através do Esporte . Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, Publica trabalhos relacionados à disciplina de Educação Física, Educação Física Escolar e formação de professores, Integrante dos Grupos de Estudos e Pesquisas em Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar GEPPEFE e do Grupo de Estudos e Pesquisa no Contexto Escolar e Processo e Ensino Aprendizagem: Ações e Interações e atualmente coordena alguns projetos de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: ação docente, educação física escolar, educação, esporte, educação física, formação de professores e educação a distância e utilização das mídias.
  • LINCOLN EDGAR FERRARI OISHI, UNOESTE Universidade do Oeste Paulista
    Graduado em Educação Fisica pela Faculdade de Educação Física da Universidade do Oeste Paulista - Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar GEPPEFE
  • MAURÍCIO DA SILVA TEIXEIRA, UNOESTE Universidade do Oeste Paulista
    Graduado em Educação Fisica pela Faculdade de Educação Física da Universidade do Oeste Paulista - Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar GEPPEFE

Downloads

Publicado

2009-08-27

Como Citar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE PROFISSIONAL DO EDUCADOR FÍSICO. (2009). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 5(1), 74-83. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/276

Artigos Semelhantes

41-50 de 310

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.