ADAPTAÇÃO ACADÊMICA E SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DE MEDICINA NA COVID19: ESTUDO EXPLORATÓRIO NO BRASIL

Autores

  • Gabriela Tacaci Michelis Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Julia Galvão Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Samara Almeida de Freitas Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Camelia Murgo Mansão UNOESTE
  • Celeste Corral Tacaci Neves Baptista Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Palavras-chave:

Infecções por Coronavírus, Pandemias, Comportamento Adaptativo, Estudantes de Medicina, Saúde Mental

Resumo

Pesquisas demonstram que os estudantes universitários estão mais vulneráveis à ocorrência de transtornos mentais do que a população em geral. Nesse sentido, o curso de Medicina, em especial, é considerado uma grande fonte de estresse. Este estudo teve como objetivo caracterizar as variáveis de adaptação acadêmica (pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional) dos estudantes frente ao período de pandemia do COVID-19, bem como apresentar as estatísticas descritivas referentes às variáveis emocionais, físicas e comportamentais associadas à saúde mental (estresse, depressão e ansiedade). Participaram da pesquisa 513 estudantes de medicina, com idades variando entre 18 e 29 anos (M = 22,41; DP = 2,49), oriundos de universidades públicas (18,7%; n = 96) e privadas (81,3%; n = 417). Foram utilizados três questionários para a coleta dos dados: o Questionário de Vivências Acadêmicas - versão reduzida (QVA-r); a Escala de Depressão, Ansiedade e Stress DASS-21 e um questionário sociodemográfico. A maior parte da amostra relatou prejuízos nos níveis de concentração (79,5%) e no desempenho acadêmico (59,8%) durante a pandemia, sendo que este contingente também não se sentiu apoiado pela universidade para lidar com as questões deste período. Em relação à atuação profissional, a maior parte dos estudantes (53,6%) não se sente preparado para orientar condutas, bem como tem a percepção de que a pandemia interfere na relação com os pacientes na atenção básica (93,8%). Em relação aos níveis de depressão, ansiedade e estresse, os alunos de primeiro e segundo ano apresentaram maiores médias quando comparado a alunos em estágios mais avançados. Este artigo contribuiu para identificar o impacto do ensino remoto na formação dos futuros médicos e, assim, fomentar a pesquisa e o estudo dessa nova adaptação frente à pandemia atual da COVID-19

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Biografia do Autor

  • Camelia Murgo Mansão, UNOESTE
    Departamento de Psicologia Orientação Vocacional e Profissional

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

ADAPTAÇÃO ACADÊMICA E SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DE MEDICINA NA COVID19: ESTUDO EXPLORATÓRIO NO BRASIL . Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 159–170, 2021. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4224. Acesso em: 13 jun. 2025.

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