A PERSPECTIVA SOBRE O ERRO DOS ALUNOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA RECUPERAÇÃO INTENSIVA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

  • Ana Cristina da Silva Ambrosio Universidade Estadual Paulista – UNESP

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Análise de erros, Recuperação Intensiva

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar a visão que professores de Matemática das classes de Recuperação Intensiva têm sobre os erros de seus alunos. Os dados apresentados foram coletados em entrevistas semiestruturadas com tais professores, realizadas em Dezembro de 2012 e Fevereiro de 2013. Teoricamente, partimos do pressuposto de que o erro é inerente ao processo de aprender, um indicador do que o aluno sabe e de como ele compreende determinado conteúdo, sendo um importante instrumento para o professor analisá-lo e assim repensar sua prática docente, daí a importância da visão que os professores têm sobre o erro. Os resultados mostraram que, com apenas uma exceção, os professores não compreendem o erro como parte do processo de aprender e o consideram um sinal de que o aluno não aprendeu.

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Publicado

2016-01-28

Como Citar

Ambrosio, A. C. da S. (2016). A PERSPECTIVA SOBRE O ERRO DOS ALUNOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA RECUPERAÇÃO INTENSIVA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(3), 97–105. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1412