NEOCONSERVADORISMO E QUESTÕES DE GÊNERO: ESCOLA E CORPO COMO TERRITÓRIOS DE DISPUTAS E RESISTÊNCIAS

Autores

  • Elizabeth dos Reis Sanada Instituto Singularidades
  • Mariana Siqueira Nascimento Instituto Singularidades
  • Zero Costi Martin Instituto Singularidades

Palavras-chave:

Censura; Corpo; Escola; Gênero; Diferença.

Resumo

O presente artigo surge de uma pesquisa de iniciação científica, que teve como objetivos identificar as representações de professores e professoras sobre corpo e como essas representações influenciam o seu posicionamento e intervenção diante de questões de gênero na escola e verificar possíveis ações inclusivas desenvolvidas para acolher corpos dissidentes na escola. A coleta de dados foi realizada com base em entrevistas semiestruturadas, com uma professora cisgênero que leciona no Ensino Fundamental e uma coordenadora trans não binárie, ambas atuantes na rede pública da cidade de São Paulo, e um professor cisgênero e gay da rede privada. Os relatos apontam para uma invisibilidade dos corpos dissidentes no espaço escolar, além de atravessamentos das políticas federais de extrema direita sobre as políticas educacionais das escolas envolvidas na pesquisa. Assim, conclui-se que a escola se mantém como espaço de disciplinarização dos corpos e (re)produção das diferenças, sendo palco dos desdobramentos do neoconservadorismo, que incidem direta e indiretamente sobre as políticas educacionais e propostas voltadas para o debate sobre questões de gênero e inclusão de corpos dissidentes na escola. Por outro lado, foram observadas práticas de resistência e subversão dessa macrodinâmica de exclusão revelando a existência de possíveis caminhos de resistência e subversão, sustentados por professores e professoras, frente aos dispositivos de poder e saber e é apresentado o conceito de corpo-território e da pedagogia das diferenças como uma possível via de articulação desses campos.

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Biografia do Autor

  • Elizabeth dos Reis Sanada, Instituto Singularidades

    Doutora e mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Pedagoga. Psicóloga. Psicanalista. Psicopedagoga. Possui especialização em Psicopedagogia e Neurociências (UNIP); em Educação Bilíngue (Instituto Singularidades); e, em Formação Integral, Competências Socioemocionais e Práticas Educacionais Inovadoras (Instituto Singularidades. Coordenadora do curso de pós-graduação em Psicopedagogia do Instituto Singularidades. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto Singularidades. Atua com assessoria pedagógica e formação continuada de professores e gestores em instituições públicas e particulares. Possui artigos e livros publicados na área da Psicologia e Educação.

  • Mariana Siqueira Nascimento, Instituto Singularidades

    Mulher cis de 25 anos, cursando a graduação em Pedagogia pelo Instituto Singularidades. Tem interesse pela relação entre corpo e Educação e encontrou nas teorias críticas de gênero e sexualidade um caminho de pesquisa.

  • Zero Costi Martin, Instituto Singularidades

    Pessoa não binária, tem 23 anos e é estudante de Letras. Trabalha como assistente de fotografia e tem em suas pesquisas uma relação muito forte com o estudo e a militância sobre gênero e sexualidade, já tendo palestrado em instituições como Bienal de Arte de São Paulo e CEPAC Barueri.

Referências

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Publicado

2025-01-10

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES - EM EDIÇÃO

Como Citar

NEOCONSERVADORISMO E QUESTÕES DE GÊNERO: ESCOLA E CORPO COMO TERRITÓRIOS DE DISPUTAS E RESISTÊNCIAS. (2025). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 21(1), 1-20, e244962. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4962

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