EXPERIMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS COM LITERATURAS INDÍGENAS: TRANÇANDO NOVOS CAMINHOS
Palavras-chave:
Currículo decolonial; Educação intercultural; Lei 11.645/08; Literatura indígena; Povos Originários.Resumo
Esse artigo é resultado de um projeto de pesquisa teórica e prática que teve como objetivo realizar reflexões e ações pedagógicas que desenvolveram estratégias para a efetivação da lei n° 11.645/08, que prevê a penetração dos conhecimentos indígenas nos currículos escolares. Para isso, encontramos nas literaturas indígenas (Munduruku; Jekupé; Ticuna; Mbyá; entre outros) um potencial que permite aprofundamentos sobre diversas perspectivas que formam as epistemologias indígenas e suas múltiplas humanidades, de modo que elas possam ser mais respeitadas socialmente. Assim, o objetivo de trazer esses resultados é também o de sensibilizar para uma transformação nos sujeitos e no modo como vivemos, condicionados pelos processos de colonialidade, movimentando o reconhecimento das origens e raízes que formam o país. Dessa maneira, por meio de novas estratégias educacionais e formativas, propomos diferentes análises, a partir dos textos de autoria indígena, que tratam das relações com o ambiente; da oralidade; escritas indígenas; ancestralidades; entre outros. Caminhando, portanto, para a construção de uma sociedade mais multicultural, que valorize e respeite as presenças e existências indígenas nesse território chamado de Brasil.
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