EDUCAÇÃO PERSONALIZADA NAS PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA COM O SOFTWARE IRAMUTEQ
Palavras-chave:
Educação personalizada , Análise bibliométrica , Análise de conteúdo , IramuteqResumo
Na educação personalizada as possibilidades de desenvolvimento são abarcadas através de diversas metodologias que possuem o objetivo de tornar o estudante protagonista, contudo é importante destacar que ela não pode ser resumida a uma ação pontual, mas sim a um desenvolvimento e acompanhamento do processo educacional mais amplo, que enfatize as mudanças no desenvolvimento estudantil. Neste sentido, este artigo teve como objetivo analisar o conceito/definição de educação personalizada por meio do levantamento bibliográfico em textos nacionais através de uma análise bibliométrica com o software Iramuteq. É uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, sendo definida como uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. A metodologia foi dividida em duas etapas, sendo a primeira uma pesquisa bibliográfica e a segunda uma análise bibliométrica de artigos, dissertações e teses utilizando o Iramuteq para realizar análise estatística textual e hierárquica descendente. Foram encontrados um total de 17 artigos e 8 dissertações que abordaram conceitos sobre a educação personalizada. Nenhuma tese sobre a temática foi identificada. Na análise bibliométrica, a análise hierárquica descendente permitiu a apresentação da definição/conceito da educação personalizada nos artigos e nas dissertações, baseadas nos discursos que foram apresentados no corpus dos textos. Em relação ao uso do Iramuteq para análise de conteúdo, ele se apresentou relevante para que os resultados desta pesquisa fossem gerados, além de ter contribuído para eficiência do processo de análise de dados, devido a quantidade de materiais que foram analisados e também foi um promissor aliado na decodificação dos dados, configurando-se como um software para auxiliar na análise de conteúdo.
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