A LEITURA E A ESCRITA NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: EXPERIÊNCIAS QUE FAVORECERAM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Palavras-chave:
Alfabetização 1. Deficiência Intelectual 2. Métodos de Alfabetização 3. Construtivismo 4. Experiências 5.Resumo
Os alunos com deficiência intelectual correspondem a 67% dos estudantes público-alvo da educação especial. Trata-se de um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits nas funções intelectuais e adaptativas, é possível observar um tempo a mais para se apropriar da leitura e da escrita, a compreender a linguagem escrita e dificuldade relacionada ao pensamento abstrato. Assim sendo, é importante que os docentes conheçam os métodos e as teorias que estão à sua disposição no processo de alfabetização. O objetivo desta pesquisa consistiu em reunir experiências brasileiras que contribuíram para o avanço do processo de aquisição da leitura e da escrita de alunos com deficiência intelectual. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, consultando as bases de dados Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Scientific Electronic Library Online (Biblioteca Eletrônica Científica – Scielo) e Google Acadêmico (GA). Como resultados, verificamos experiências que utilizaram os métodos Fonovisuoarticulatório, Abacada e Fônico e uma prática que não utilizou um método específico. Observamos que nenhuma prática partiu do todo para as partes, sendo comum à todas o ensino das letras, das sílabas e o empenho dos envolvidos em proporcionar uma metodologia propiciasse o alcance do objetivo proposto. Esperamos que este trabalho contribua para um repensar das atividades propostas, para a inclusão, o desenvolvimento das máximas potencialidades e a formação integral do aluno.
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