ENTRE A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO, A SUPERVISÃO E A REFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES DE INFÂNCIA NO PORTUGAL DE HOJE

Autores

  • Amélia Marchão Instituto Politécnico de Portalegre/ Coordenadora doDepartamento de Educação e Formação e docente da Escola Superior de Educação e CiênciasSociais ; VALORIZA - Research Center for Endogenous Resource Valorization (Portugal)
  • Helder Henriques Instituto Politécnico de Portalegre/Docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais;Universidade de Coimbra/ Investigador do GRUPOEDE Ceis20

Palavras-chave:

Formação inicial, educadores de infância, estágios, investigação-ação, supervisão, reflexão

Resumo

Este artigo pretende discutir a formação inicial de educadores de infância sob a vigência da legislação mais atual em Portugal. Pretende, sobretudo, focar-se nos processos de estágio e no modo como os mesmos se desenrolam questionando a investigação-ação como modelo e as práticas de supervisão numa perspetiva de questionamento crítico. Os autores partem da sua experiência e reflexão enquanto formadores e supervisores da formação inicial numa Instituição de Ensino Superior em Portugal e conjugam no seu exercício reflexivo uma revisão da bibliografia especializada, que inclui resultados de estudos que desenvolveram e cujo principal objetivo foi escutar as vozes das estudantes sobre os processos de estágio, seja em creche ou seja nos jardins de infância que atendem as crianças até ao seu ingresso na escolaridade obrigatória. Apontam, a partir da revisão da literatura, das suas experiências e revisitação às vozes das estudantes envolvidas em dois estudos, as principais tendências observadas: a importância dos canais de comunicação entre a instituição de formação e os locais de estágio; a importância e os aspetos a ter em conta durante o estágio/investigação-ação e a importância de uma supervisão que agilize o pensamento crítico das estagiárias.

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Biografia do Autor

  • Amélia Marchão, Instituto Politécnico de Portalegre/ Coordenadora doDepartamento de Educação e Formação e docente da Escola Superior de Educação e CiênciasSociais ; VALORIZA - Research Center for Endogenous Resource Valorization (Portugal)

    Doutora em Ciências da Educação com Pós-doutoramento em Educação. Coordenadora do Departamento de Educação e Formação e docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. Investigadora do VALORIZA - Research Center for Endogenous Resource Valorization (Portugal)

  • Helder Henriques, Instituto Politécnico de Portalegre/Docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais;Universidade de Coimbra/ Investigador do GRUPOEDE Ceis20

    Doutor em Ciências da Educação com Pós-doutoramento em Ciências da Educação e Pósdoutoramento em Educação. Docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre e Investigador do GRUPOEDE Ceis20 Universidade de Coimbra (Portugal).

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Publicado

2019-12-20

Edição

Seção

DOSSIÊ: EDUCAÇÃO INFANTIL: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURRÍCULO E PRÁTICAS

Como Citar

ENTRE A INVESTIGAÇÃO-AÇÃO, A SUPERVISÃO E A REFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES DE INFÂNCIA NO PORTUGAL DE HOJE. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(4), 5-17. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3383

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