FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRESSUPOSTOS QUE INDICAM NECESSIDADE DE TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • WAGNER APARECIDO CAETANO
  • Arilda Inês Miranda Ribeiro UNESP, campus Presidente Prudente

Palavras-chave:

Formação de professores, Profissionalização, Universalização

Resumo

A real situação das escolas no Brasil e no mundo demonstra a necessidade de estudos que contemplem os desafios a serem enfrentados para superar o declínio do ensino. Uma das formas de superar a ineficiência do ensino é investir em políticas de formação e profissionalização do ofício docente. Tal caminho a ser percorrido tornar-se-á possível somente através de ações que possam integrar à formação docente especificidades científicas, necessárias ao exercício da profissão: o ensino das teorias e principalmente das práticas do saber docente. O objetivo deste artigo é elucidar a comun1idade docente quanto à problemática de conjugar essas duas vertentes (teoria e prática), atualmente distantes na formação dos professores. Este artigo apoia-se no método de estudo exploratório de dados vinculados na internet (Pisa), por meio da pesquisa bibliográfica e suas respectivas idiossincrasias. Por fim, direciona-se ao entendimento de possíveis intervenções na tensão vigente: universalização do ensino e profissionalização docente.

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Biografia do Autor

  • WAGNER APARECIDO CAETANO
    Graduado pela Universidade Sagrado Coração de Jesus, Bauru; especialização em História e Filosofia da Cdo iência, Universidade Estadual de Londrina; Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Professor da Unoeste na áreas de Filosofia, Sociologia e Antropologia.

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Publicado

2015-06-24

Como Citar

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRESSUPOSTOS QUE INDICAM NECESSIDADE DE TRANSFORMAÇÃO. (2015). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(2), 84-91. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1240

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