PATERNIDADE: UM ESTUDO SOBRE PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores

  • Juliana de Castro Prado Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". UNESP- Assis.
  • Jorge Luís Ferreira Abrão Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". UNESP- Assis.

Palavras-chave:

Paternidade, pai, sistematização de artigos.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar e sistematizar as pesquisas que vem sendo produzidas a respeito do tema Paternidade no Brasil, buscando identificar os métodos utilizados nas pesquisas, a época e a região em que tais pesquisas foram realizadas, as áreas de produção de cada pesquisa, e principalmente, o conteúdo das mesmas. Os resultados apontam para significativa produção acadêmica, destacando-se principalmente, nas áreas de Psicologia e Enfermagem. Verificou-se que a paternidade e o modelo familiar encontram-se ora arraigados a modelos antigos, ora aderindo a novos comportamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Castro Prado, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". UNESP- Assis.

Juliana de Castro Prado: Graduada em Psicologia -UEM. Mestranda em Psicologia e Sociedade -UNESP Assis.

Jorge Luís Ferreira Abrão, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". UNESP- Assis.

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2004) e livre-docência em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Psicologia Clínica da Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história e epistemologia da psicanálise, psicanálise de crianças e relação mãe-bebê.

Downloads

Publicado

2015-01-19

Como Citar

Prado, J. de C., & Abrão, J. L. F. (2015). PATERNIDADE: UM ESTUDO SOBRE PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO BRASILEIRO. Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 11(1), 94–112. Recuperado de http://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/935