TAKEO SAWADA: UMA ANÁLISE DE SUA PRÁTICA DOCENTE NO CURSO “PINTURA INFANTIL COM CRIATIVIDADE” DA ACAE EM PRESIDENTE PRUDENTE
Palavras-chave:
Arte-educação, Takeo Sawada, prática pedagógica, formação de professores,Resumo
Resumo A presente pesquisa objetivou a elaboração de uma análise dos métodos didáticos utilizados pelo artista em seu curso “Pintura infantil com criatividade” na ACAE de Presidente Prudente e sua importância para a região. A questão da Arte-Educação tem sido colocada com destaque dentro do sistema de ensino no Brasil e muito pode contribuir a análise dos métodos de um dos professores de arte mais conceituados na região de Presidente Prudente, cuja memória poderá se perder pela falta de um registro apropriado. Os objetivos principais foram o resgate e a identificação dos métodos de ensino da arte utilizados pelo artista e arte-educador Takeo Sawada valorizando sua obra e experiências pedagógicas e a análise de sua metodologia, contextualizando-a na prática pedagógica atual. A pesquisa foi realizada com 10 ex-alunos, familiares e amigos da região de Presidente Prudente e a metodologia empregada foi o estudo de caso, através de análise documental e entrevista focalizada. Pode-e observar que sua atitude com os alunos baseava-se numa presença sutil e às vezes até desapercebida que, atento às dificuldades, não apontava diretamente a solução mas levava o próprio aluno a descobri-la. Espera-se com esta pesquisa evidenciar uma linha de conduta pedagógica que possa servir de estudo para a formação de futuros arte-educadores.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-04-27
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
TAKEO SAWADA: UMA ANÁLISE DE SUA PRÁTICA DOCENTE NO CURSO “PINTURA INFANTIL COM CRIATIVIDADE” DA ACAE EM PRESIDENTE PRUDENTE. (2011). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 6(1), 34-43. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/381