APLICATIVO UNIVERSITÁRIO DO BEM: DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA PARA GESTÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Atividades complementares, Instituições de Ensino superior, Aplicativo, Horas complementaresResumo
Este artigo tem como objetivo investigar e analisar os perfis de comportamento e as preferências dos alunos de graduação em relação às atividades complementares com o intuito de propor alternativas tecnológicas para otimizar esse processo. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, adotou como procedimento técnico o estudo de caso na Universidade Fumec, instituição de ensino superior localizada na cidade de Belo Horizonte. A coleta de dados se deu por meio da entrevista estruturada, realizada com os alunos dos cursos de graduação da Universidade Fumec, no período de 1 a 30 de setembro de 2023. Os resultados indicaram o interesse dos alunos em utilizar um aplicativo móvel como alternativa aos métodos analógicos atualmente utilizados pelas IES. Dessa forma, foi desenvolvido o aplicativo denominado Universitário do Bem, que visa realizar a gestão das atividades complementares realizadas nas IES. A implementação do aplicativo pode economizar tempo e recursos, além de promover a atividade de extensão universitária, que ainda é subvalorizada no Brasil. Com a crescente integração dos aplicativos móveis na vida diária, a solução proposta tem o potencial de facilitar significativamente o processo de realização de atividades complementares para os estudantes. O projeto enfrentou desafios como lentidão do aplicativo e atrasos na realização de testes devido à alta rotatividade dos alunos responsáveis. Melhorias propostas incluem o uso de um servidor mais robusto e a revisão do código para otimizar o desempenho.
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