EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E OLIMPÍADA NACIONAL DE HISTÓRIA DO BRASIL: O ÊXITO DA MODALIDADE EM UM PROGRAMA INOVADOR
DOI:
https://doi.org/10.5747/cs.v2i3.2599Resumo
As ferramentas da educação a distância vêm sendo utilizadas em inúmeras experiências de ensino, pesquisa e extensão, corroborando a qualidade de ensino que se pode atingir com essa modalidade. Este estudo tem como objetivo analisar a Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), programa de extensão mantido pela Universidade Estadual de Campinas, como experiência exitosa no uso de tecnologias educacionais para promover inovação no ensino e possibilidade de pesquisa. A metodologia adotada é o estudo de caso, de abordagem qualitativa, numa perspectiva historicista. Concluímos que o programa ONHB alcançou a milhares de estudantes por todo o país, incentivando o estudo e a pesquisa em história, porque valeu-se das possibilidades das tecnologias de informação e comunicação, tornando-as meios de aprendizagem eficientes.