DIREITO À EDUCAÇÃO E ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA UMA APRENDIZAGEM ATIVA: ANÁLISE SOCIAL A PARTIR DE PODCAST
Palavras-chave:
Direito à educação, SARS-COV 2, AULAS REMOTAS, PODCAST, TECNOLOGIAResumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar a capacidade dos professores e pais de se adaptarem a mudanças – resiliência, bem como analisar as reações dos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem em tempo de COVID 19. Para atingir o objetivo proposto foram analisados diversos Podcast que relatam como pais e professores estão se flexibilizando diante às aulas remotas para superar as dificuldades do momento e possibilitar que a educação ocorra nesse contexto de pandemia. O ano de 2020 será lembrado como um ano de diversas mudanças da sociedade contemporânea. A pandemia causada pelo SARS-COV 2 infectou milhares de pessoas no Brasil e mundo, sendo o isolamento físico a melhor forma de prevenção contra o contágio, ocasionando transformações em vários setores da sociedade, inclusive o educacional, que tiveram que “abrir mão” do ensino presencial iniciando o ensino remoto para garantir o direito fundamental à educação. Por pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, esta última baseada em Podcasts, constatou-se que há anos se discute o maior uso da tecnologia como instrumento facilitador da aprendizagem. Em tempo de aulas remotas, professores e alunos intensificaram o uso celulares – WhatsApp e aplicativos, notebooks, internet e ambiente virtual de aprendizagem para possibilitar o acesso à educação.
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Referências
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