CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO POR MEIO DO LIVRO DE IMAGEM

Autores

  • Érika Christina Kohle Diretora de Escola de Educação Infantil do Município de Marília
  • Gisele de Assis Carvalho Cabral UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO – UNESP

Palavras-chave:

Livro de imagem, Filosofia da linguagem, Formação do leitor literário

Resumo

Este enunciado é produto de uma pesquisa de Mestrado, cujo objetivo principal foi conhecer a arquitetônica do fazer artístico do ilustrador Rui de Oliveira e a contribuição dos livros de imagem de sua autoria para a formação do pequeno leitor de Literatura Infantil. Assim, traz em seu bojo algumas falas de um dos Encontros Dialógicos realizados entre a pesquisadora e o ilustrador referido acerca do processo de gestação da obra Max Emiliano com a intenção do leitor aprender a ler as ilustrações na direção de uma compreensão mais aprofundada da narrativa presente no livro de imagem. Para alcançar esse propósito, a metodologia utilizada foi a análise da obra mencionada a partir do diálogo com o ilustrador e o cotejo com o referencial teórico da filosofia da linguagem com o pensamento de alguns pesquisadores da Literatura e do livro ilustrado. Como resultado, o ensino da leitura de imagens/ilustrações na escola, por meio dos livros de Literatura Infantil, contribui para a formação do leitor desde pequenino, uma vez que amplia sensível e esteticamente o olhar. Esse processo de atribuição de sentidos à imagem tende a se ampliar ao longo da vida em decorrência das vivências leitoras e imagéticas de cada pessoa e favorece o desenvolvimento da compreensão do leitor literário.

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Biografia do Autor

  • Gisele de Assis Carvalho Cabral, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO – UNESP

    Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" campus de Marília (2021), na linha Teoria e Práticas Pedagógicas, sob orientação da livre-docente Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto. Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Marília (2021), na linha Teoria e Práticas Pedagógicas, sob orientação da livre-docente Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2010). É professora de EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) em Marília desde 2001. De 2015 a 2020, atuou como Coordenadora Pedagógica de Escola Municipal de Ensino Fundamental no mesmo município. É integrante do Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e de Escrita: Apropriação e Objetivação PROLEAO (UNESP- Marília) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Leitura, Literatura e Infância - CEPLLI (UNESP-Marília).

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO POR MEIO DO LIVRO DE IMAGEM. (2023). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 20(1), 443-460. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/4719

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