CONCEITO DE IDENTIDADES E A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE

Autores/as

  • Alberto Albuquerque Gomes UNESP

Palabras clave:

Identidade, identidade docente, representações sociais.

Resumen

O interesse pela temática advém de meu estágio de pós-doutoramento realizado em 2003/2004 na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia em Lisboa. Meu olhar dirigia-se para quais mecanismos ou fatores eram determinantes/decisivos/influentes na construção da identidade do profissional docente. O que significa identidade? Do ponto de vista etimológico, identidade, do latim identitate, significa: 1. Qualidade daquilo que é idêntico; 2. Conjunto dos caracteres próprios de uma pessoa, tais como nome, profissão, sexo, impressões digitais, defeitos físicos etc., o qual é considerado exclusivo dela e, consequentemente, levado em conta, quando ela precisa ser reconhecida; consciência que uma pessoa tem de si mesma. Partindo desse pressuposto, por identidade profissional docente entendo as posições de sujeito que são atribuídas, por diferentes discursos e agentes sociais, aos professores e às professoras no exercício de suas funções em contextos laborais concretos. Refere-se ainda ao conjunto das representações colocadas em circulação pelos discursos relativos aos modos de ser e agir dos professores e professoras no exercício de suas funções em instituições educacionais, mais ou menos complexas e burocráticas. Quando tratamos de sujeitos sociais que partilham espaços, tempos e representações sociais na/sobre a escola, não podemos deixar de considerar que o contexto mais amplo em que cada um dos sujeitos está inserido interfere profundamente em suas expectativas e percepções. Assim, penso que construção da identidade docente, ou seja, a concepção de profissão, é perpassada pelas formas de controle sobre o trabalho docente veiculadas pelas políticas de padronização (controle do Estado) e pelas práticas de contestação e resistência desencadeadas por docentes (sindicatos e associações docentes).

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Alberto Albuquerque Gomes, UNESP
    Graduado em Ciências Sociais pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1983), mestrado em Educação (1993) e doutorado em Educação (1998) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Estágio de pós-doutoramento em Sociologia da Educação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa, Portugal (2003/2004). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP. Membro do Conselho Editorial da revista Nuances (Presidente Prudente). Tem experiência na área de Sociologia da Educação atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, representações sociais, políticas públicas e pedagogia.

Publicado

2018-12-19

Número

Sección

DOSSIÊ: FORMAÇÃO DOCENTE: POLÍTICAS E PRÁTICAS

Cómo citar

CONCEITO DE IDENTIDADES E A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE. (2018). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 15(3), 42-53. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/2481

Artículos similares

1-10 de 244

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.