A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA

Autores/as

  • Nathalia Corneto FCT UNESP

Palabras clave:

Ludicidade. Infância. Brincar.

Resumen

O presente artigo traz uma releitura de autores, como Albornoz, Huizinga, Piaget, Bettelheim, Elkonin, João Batista Freire, entre outros, que abordam a temática da ludicidade, do brincar e dos jogos na infância e sua importância para o desenvolvimento integral da criança. Assim, inicialmente será realizado um panorama sobre a evolução do conceito de criança na sociedade, tendo como objetivo principal destacar o papel da cultura lúdica e do movimento na educação infantil, incentivando pais e educadores a inserir na rotina das crianças, variados tipos de brincadeiras e jogos, respeitando cada fase do desenvolvimento e também os interesses das crianças, para que seja um momento prazeroso. O brincar é o momento mais importante da infância, carregado de significados e aprendizagens, sendo, portanto, fundamental para a ampliação da construção de conceitos, normas, controle da vontade, pensamento, linguagem, imaginação, criatividade, memória, motricidade, interação social e personalidade. Assim, o texto discorre sobre os tipos de jogos e brincadeiras e seu papel no desenvolvimento integral da criança.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Nathalia Corneto, FCT UNESP
    Pedagoga (2009) e Licenciada em Geografia (2013) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia FCT - UNESP, cursando especialização em Educação Infantil (2016) na mesma instituição.

Cómo citar

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA INFÂNCIA E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA. (2016). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 12(3), 86-96. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1419

Artículos similares

1-10 de 51

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.