APROXIMAÇÕES ENTRE LEV VIGOTSKI E GŸORGŸ LUKÁCS: POR UMA ONTOLOGIA SOCIAL DA APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Ontologia do ser social, Aprendizagem, Linguagem, Pensamento, Materialismo Histórico-DialéticoResumo
Este artigo objetiva manifestar as aproximações teóricas entre Lukács e Vigotski no que se refere à educação, apresentando alguns pontos que possam demonstrar que existe uma ontologia social da aprendizagem humana, ou seja, há uma forma própria do ser humano aprender que não é natural, mas social e que implica no desenvolvimento de alguns pressupostos (categorias anteriores à própria aprendizagem), como o Trabalho, a Consciência, a Comunicação e a Linguagem. Com base no Materialismo Histórico-dialético analisa os textos de Lukács e Vigotski, considerando como principais fontes o capítulo II da obra “Para uma ontologia do ser social II” (LUKÁCS, 2013), denominado “A reprodução” e a obra vigotskiana: “A construção do pensamento e da linguagem” (VIGOTSKI, 2001), capítulo 4 “As raízes genéticas do pensamento e da linguagem”.
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