A IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: REFLEXÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Palavras-chave:
Conhecimento científico. Teoria Histórico-Cultural. Pedagogia Histórico-Crítica.Resumo
Este texto é um instrumento por meio do qual demonstramos a origem, a natureza e a função social do conhecimento científico e a sua importância histórica na educação escolar a partir das contribuições da perspectiva ontológica marxiana, a pedagogia histórico-crítica e a teoria histórico-cultural. O objetivo é demonstrar, tendo como base o processo histórico da autoconstrução humana, a essência da ciência, bem como a necessidade de cada vez mais a educação escolar defendê-la. Este trabalho é qualitativo, de caráter bibliográfico, considerando os fundamentos epistemológicos apresentados pela disciplina em articulação com o objeto de pesquisa. Nossa intenção é refletir sobre a constituição e o potencial humanizador dos conhecimentos científicos. Ressaltamos que esses elementos são essenciais para o desenvolvimento do psiquismo humano e sua apropriação requer a tarefa docente, de pesquisa e ensino, no espaço-tempo escolares.
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