A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUAS POSSIBILIDADES PARA A PROMOÇÃO DO SABER ELABORADO
Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica; Materialismo Histórico-Dialético, Saber elaborado; formação humana.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal apresentar elementos fundamentais para refletir sobre o papel da educação na sociedade contemporânea e as possibilidades da Pedagogia Histórico-Crítica na promoção do saber elaborado. As análises foram contextualizadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na concepção de homem do Materialismo Histórico-Dialético, bem como nos objetivos da educação preconizados pela Pedagogia Histórico-Crítica. Pensar na formação humana por meio do trabalho educativo, como ato de produzir direta e intencionalmente nos alunos a humanidade produzida historicamente pelo conjunto dos homens, pressupõe uma fundamentação que eleve o sujeito à apropriação da cultura elaborada historicamente, o que pode vislumbrar uma nova percepção da sua realidade social.
Downloads
Referências
CAMBI, F. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 1999.
DUARTE, Newton. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 3. ed. Campinas: Autores associados, 2001.
DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
ENGELS, F. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. 1876. Disponível em: <http://www.psb40.org.br/bib/b15.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2016.
GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2012.
GAMBOA, S. S. Os projetos de pesquisa: alguns fundamentos lógicos necessários. In BRYAN, N.; MIRANDA, E. (Editores). (Re) pensarlaeducación pública: aportes desde Argentina y Brasil, Córdoba: Ed Universidad Nacional de Córdoba, 2011.
LOMBARDI, J.; SAVIANI, D.; SANFELICE, J. L. (Orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas, Autores Associados, 2002.
LUKÁCS, G. História e consciência de classe. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política. Livro 1. V. 1. Tomo 1. (Os economistas). Tradução por Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. Editora Nova Cultura LTDA, 1996a.
MARX, K. O Capital: crítica da economia política.Livro 1. V. 1. Tomo 2. (Os economistas). Tradução por Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. Editora Nova Cultura LTDA, 1996b.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.
MARX, Karl. Carta a Pável V. Annenkov (em Paris). 28 de Dezembro de 1846. 2006. Disponível em: <https://www.marxists.org/portugues/marx/1846/12/28.htm>. Acesso em: 10 fev. 2016.
MARX, K. Contribuição à Crítica da Economia Política. Tradução e Introdução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008a.
MARX. K. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008b.
MARX, K. Miséria da Filosofia. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
MARX, K. Contribuição à Crítica da filosofia do direito de Hegel. Introdução. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
MARX, K. ENGELS, F. A ideologia alemã. Tradução Luiz Claudio de Castro e Costa.3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
NETTO, João Paulo. O que é Marxismo. 9 ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.
NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
OLIVEIRA, B.; DUARTE, N. A socialização do saber escolar. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986.
RUIZ, Maria José Ferreira. A escola estatal capitalista e a educação do trabalhador. Revista Trabalho e Educação, Belo Horizonte, v.23 , n.1, p. 119-137 ,jan-abr. 2014.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2016.
SAVIANI, D. Escola e democracia.(Coleção educação contemporânea). Campinas: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Modo de produção e a Pedagogia Histórico-Crítica.Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 1, n. 1, p. 110-116, jun. 2009. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/viewFile/9844/7129>. Acesso em: 10 nov. 2015.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011a.
SAVIANI, D. Origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL MARX E ENGELS - “Marxismo e Educação: Fundamentos Marxistas da Pedagogia Histórico-Crítica”, 7, 2012, Campinas. Anais Eletrônicos... Campinas: IFCH-UNICAMP, 2012. Mesa Redonda. Disponível em: <http://www.ifch.unicamp.br/formulario_cemarx/selecao/2012/trabalhos/Demerval%20Saviani.pdf>. Acesso em: 4 ago. 2015.
SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal:
Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.7 n. 1, p. 286-293, jun. 2015a. Disponível
em:<
http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13575/951>
Acesso em: 20 dez. 2015.
SAVIANI, D. O conceito dialético de mediação na pedagogia histórico-crítica em intermediação com a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7 n. 1, p. 26-43, jun. 2015b. Disponível
em:<http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13575/951>Acesso em: 20 dez. 2015.