A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUAS POSSIBILIDADES PARA A PROMOÇÃO DO SABER ELABORADO

Autores

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica; Materialismo Histórico-Dialético, Saber elaborado; formação humana.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal apresentar elementos fundamentais para refletir sobre o papel da educação na sociedade contemporânea e as possibilidades da Pedagogia Histórico-Crítica na promoção do saber elaborado. As análises foram contextualizadas a partir de uma pesquisa bibliográfica, fundamentada na concepção de homem do Materialismo Histórico-Dialético, bem como nos objetivos da educação preconizados pela Pedagogia Histórico-Crítica. Pensar na formação humana por meio do trabalho educativo, como ato de produzir direta e intencionalmente nos alunos a humanidade produzida historicamente pelo conjunto dos homens, pressupõe uma fundamentação que eleve o sujeito à apropriação da cultura elaborada historicamente, o que pode vislumbrar uma nova percepção da sua realidade social.

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Biografia do Autor

  • Geuciane Felipe Guerim Fernandes, Universidade Estadual de Londrina/UEL

    Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. Professora colaboradora na Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP.

  • Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina/UEL

    Pós-Doutora em Educação pela UNESP de Marília - SP. Professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina - UEL, na área de Didática e professora da Programa de Pós-Graduação em Educação - UEL. 

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Publicado

2019-07-08

Edição

Seção

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS, DIDÁTICOS E PSICOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Como Citar

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUAS POSSIBILIDADES PARA A PROMOÇÃO DO SABER ELABORADO. (2019). Colloquium Humanarum. ISSN: 1809-8207, 16(2), 164-171. https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/3013

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