GÊNERO E EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR: TENSÕES E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

Autores/as

  • Kelli da Silva
  • Nathalia Nogueira de Oliveira
  • José Ricardo Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Larissa Aparecida Trindade dos Santos

Palabras clave:

Educação Física escolar, Preconceito, Exclusão, Não-aula, Gênero

Resumen

As aulas de Educação física são por vez marcadas por discriminação e preconceito quanto ao gênero. Praticas docentes identificadas como não-aulas reforçam a divisão entre meninos e meninas. Sendo assim o objetivo dessa pesquisa é abordar as problemáticas da Educação Física escolar em relação ao gênero. Utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos foram que o papel do educador é desenvolver brincadeiras diversas que abrangem todos os alunos, exercitar aulas mistas que faça os alunos despertarem entusiasmo nas atividades desenvolvidas e trabalhar a ideia de homogeneização nas aulas para assim contribuir com o desenvolvimento social dos alunos e excluindo as práticas do desrespeito e o da exclusão.

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Biografía del autor/a

  • José Ricardo Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Graduado em Educação Física, especialista em Educação Infantil e Mestrando em Educação pela FCT Unesp - Campus de Presidente Prudente.

Publicado

2015-06-17

Número

Sección

Artigos Originais

Cómo citar

1.
GÊNERO E EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR: TENSÕES E IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS. Colloquium Vitae [Internet]. 2015 Jun. 17 [cited 2025 Jul. 25];7(1):53-9. Available from: https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1263

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