PERCEPÇÕES DO ENFERMEIRO SOBRE O ENSINO E A PRÁXIS NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM
Palavras-chave:
processo de enfermagem, enfermagem, modelos de enfermagem, educação em enfermagem, teoria de enfermagemResumo
Analisar as percepções de enfermeiros sobre o ensino do Processo de Enfermagem e como estes compreendem sua aplicação. Foi realizado pesquisa qualitativa com aplicação de entrevista em sete enfermeiros de um hospital de alta complexidade. Análise de Conteúdo na modalidade temática proposta por Bardin e foram propostas inferências a partir da teoria de Max Weber. Emergiram três categorias: Ensino distante da aplicabilidade real; Burocratização do trabalho do enfermeiro como muralha para o desenvolvimento; e Grande proporção de pacientes em relação a enfermeiros dificultando a individualização. Apresentou-se uma enfermagem sobrecarregada e tarefeira, escassez de referencial e suporte teórico dos entrevistados em relação a sua formação acadêmica. Recomenda-se que enfermeiros, instituições de ensino e serviços de saúde retomem a fundamentação primordial da assistência de enfermagem, aproximando enfermeiro e paciente, de forma que a assistência de enfermagem seja prestada com embasamento em referenciais teóricos próprios.
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