A RELEVÂNCIA DO TREINAMENTO FUNCIONAL PARA AS CAPACIDADES FÍSICAS, FUNCIONAIS E ASPECTOS DA SAÚDE DE IDOSOS
Palavras-chave:
envelhecimento, idosos, qualidade de vida, treinamento funcional, treinamento multicomponenteResumo
Há evidências de que o Treinamento Funcional (TF) melhora as capacidades funcionais, físicas e de saúde em idosos. Todavia, nenhum estudo de revisão agrupou essas informações. O objetivo foi descrever a relevância do TF para manutenção e melhoria das capacidades funcionais, físicas e de saúde em idosos. Tratou-se de um estudo de revisão narrativa de cunho qualitativo. O TF melhora as capacidades funcionais (mobilidade, equilíbrio nas atividades básicas e instrumentais da vida diária) e físicas de idosos. Em idosos com doenças crônicas, e.g., hipertensão arterial, diabetes e câncer, o TF também auxilia como terapia complementar para melhora de parâmetros hemodinâmicos, do controle metabólico e da qualidade de vida. Essa modalidade de exercício físico também atua como terapia preventiva para problemas cardiovasculares. Conclui-se que o TF é uma alternativa de exercício físico para ser utilizado pelos Profissionais de Educação Física de comprovada eficiência para aspectos da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.