CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A TÉCNICA EM CATETERISMO VESICAL

Autores

  • Simone Shirasaki Orosco Unoeste
  • Crisitiane Gracielle da Silva Unoeste
  • Thatiana Killian de Almeida Unoeste

Palavras-chave:

Conhecimento, ensino, cateteres de demora, educação em enfermagem, estudantes de enfermagem

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem acerca do cateterismo vesical de longa permanência. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, com abordagem quantitativa. Foi aplicado um instrumento com questões de múltipla escolha aos graduandos de uma universidade do interior paulista. A amostra foi composta por 81 acadêmicos do sétimo termo, sendo a maioria do sexo feminino, faixa etária de 20 a 30 anos, estudantes do período noturno, solteiros, renda familiar de 1 a 4 salários mínimos, não possuem formação e nem experiência na área de enfermagem. As questões que apresentaram maior porcentagem de acertos foram sobre os materiais necessários para o procedimento (93,8%), etapa que não faz parte do fim da técnica (87,7%) e parte do processo do cateterismo (76,5%). Conclui-se que boa parte dos estudantes tem conhecimento acerca da técnica, pois na maioria das questões mais da metade do grupo apontou a alternativa correta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Shirasaki Orosco, Unoeste

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Oeste Paulista (2000), Especialização em Assistência de Enfermagem a Pacientes com feridas pela Universidade Estadual de Londrina (2004) e Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (2010). Atualmente é professora da Universidade do Oeste Paulista e graduanda em medicina. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde do Adulto e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de feridas, saúde do adulto, saúde pública e educação.

Crisitiane Gracielle da Silva, Unoeste

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Oeste Paulista

Thatiana Killian de Almeida, Unoeste

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Oeste Paulista

Downloads

Publicado

2020-01-24

Como Citar

Orosco, S. S., da Silva, C. G., & de Almeida, T. K. (2020). CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A TÉCNICA EM CATETERISMO VESICAL. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 11(3), 62–71. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/2109

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)