ANÁLISE DE FATORES PROTETORES E DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNO MENTAL COMUM EM ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Calos Alexandre Mesa de Souza Universidade do Oeste Paulista
  • Anderson Paulo Silva Universidade do Oeste Paulista
  • Maria Clara Pontes Martins Soares
  • Aline Aparecida Buriola Universidade do Oeste Paulista

Resumo

Considerando as múltiplas transições na adolescência, a enfermagem possui papel importante na promoção de ações de valorização e vínculo através de intervenções de assistência prestada no sofrimento psíquico. A escola integra essas promoções em fazer com que o estudante aprenda o que se vive fora dela, com um olhar constante voltado a sociedade, apresentando as experiências da convivência em grupo. Identificar situações ou eventos que desencadeiam sintomas ansiosos e depressivos em jovens escolares. Foi realizada uma pesquisa transversal do tipo quantitativa com 84 estudantes regularmente matriculados no ensino médio integral de um colégio público do município de Presidente Prudente. O instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado pelos próprios autores, e os mesmos foram analisados pela estatística descritiva, sendo apresentados em forma de frequência absoluta e relativa. Os resultados apontaram que as situações de serem avaliados em públicos e aquelas vividas pela primeira vez desencadeiam o fator ansioso, já a família e os relacionamentos são apontados nas situações que oferecem tristeza e depressão.  O estudo buscou ressaltar o compromisso da importância do enfermeiro quanto ao trabalho na equipe multiprofissional e escola no conhecimento de lidar com diferentes situações e visando o compromisso terapêutico.

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Biografia do Autor

  • Calos Alexandre Mesa de Souza, Universidade do Oeste Paulista

    Graduado de Enfermagem pela Universidade do Oeste Paulista.

  • Anderson Paulo Silva, Universidade do Oeste Paulista

    Graduado de Enfermagem pela Universidade do Oeste Paulista.

  • Maria Clara Pontes Martins Soares

    Graduado de Enfermagem pela Universidade do Oeste Paulista.

  • Aline Aparecida Buriola, Universidade do Oeste Paulista

    Doutora em Enfermagem e docente do curso de Enfermagem da Universidade do Oeste Paulista.

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Publicado

2021-06-29

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

ANÁLISE DE FATORES PROTETORES E DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNO MENTAL COMUM EM ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO. (2021). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 13(1), 43-51. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/3647

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