SÍNDROME DE MUNCHAUSEN: UM CASO DE CONFISSÃO ESPONTÂNEA DA SIMULAÇÃO DE SINAIS E SINTOMAS
Resumo
A Síndrome de Munchausen (SM) ocorre quando o indivíduo produz sinais e sintomas de uma doença ou lesão. São relatos de múltiplos problemas médicos com uma história inconsistente e um comportamento alterado, bem como obrigação psicológica em adotar o papel de doente, sem ganhos ou incentivos evidentes. Descreve-se um caso em que o diagnóstico foi feito a partir da confissão espontânea da paciente de que sinais e sintomas foram simulados, alémda ingestão de corpo estranho com o desejo de ser submetida à cirurgia e a mudança repentina de comportamento. O diagnóstico é raro, então o estudo visa colaborar para ampliar a gama de conhecimentos sobre a SM. Concluiu-se que a SM pode ter sido desencadeada por traumas psicológicos, bem como histórico de privação afetiva e maus tratos de pessoas de seu convívio. Sendo assim, o ambiente hospitalar torna-se o local onde a paciente encontra o acolhimento desejado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos submetidos à revista Colloquium Vitae estão licenciados conforme CC BY-NC-ND. Para mais informações sobre essa forma de Licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/.
A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.