CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A TÉCNICA EM CATETERISMO VESICAL
Palavras-chave:
Conhecimento, ensino, cateteres de demora, educação em enfermagem, estudantes de enfermagemResumo
O objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento dos acadêmicos de enfermagem acerca do cateterismo vesical de longa permanência. Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal, com abordagem quantitativa. Foi aplicado um instrumento com questões de múltipla escolha aos graduandos de uma universidade do interior paulista. A amostra foi composta por 81 acadêmicos do sétimo termo, sendo a maioria do sexo feminino, faixa etária de 20 a 30 anos, estudantes do período noturno, solteiros, renda familiar de 1 a 4 salários mínimos, não possuem formação e nem experiência na área de enfermagem. As questões que apresentaram maior porcentagem de acertos foram sobre os materiais necessários para o procedimento (93,8%), etapa que não faz parte do fim da técnica (87,7%) e parte do processo do cateterismo (76,5%). Conclui-se que boa parte dos estudantes tem conhecimento acerca da técnica, pois na maioria das questões mais da metade do grupo apontou a alternativa correta.
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