PERCEPÇÕES DO ENFERMEIRO SOBRE O ENSINO E A PRÁXIS NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Gabriel Plantier Universidade do Oeste Paulista
  • Elza de Fátima Ribeiro Higa Faculdade de Medicina de Marília - Famema

Palavras-chave:

processo de enfermagem, enfermagem, modelos de enfermagem, educação em enfermagem, teoria de enfermagem

Resumo

Analisar as percepções de enfermeiros sobre o ensino do Processo de Enfermagem e como estes compreendem sua aplicação. Foi realizado pesquisa qualitativa com aplicação de entrevista em sete enfermeiros de um hospital de alta complexidade. Análise de Conteúdo na modalidade temática proposta por Bardin e foram propostas inferências a partir da teoria de Max Weber. Emergiram três categorias: Ensino distante da aplicabilidade real; Burocratização do trabalho do enfermeiro como muralha para o desenvolvimento; e Grande proporção de pacientes em relação a enfermeiros dificultando a individualização. Apresentou-se uma enfermagem sobrecarregada e tarefeira, escassez de referencial e suporte teórico dos entrevistados em relação a sua formação acadêmica. Recomenda-se que enfermeiros, instituições de ensino e serviços de saúde retomem a fundamentação primordial da assistência de enfermagem, aproximando enfermeiro e paciente, de forma que a assistência de enfermagem seja prestada com embasamento em referenciais teóricos próprios.

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Biografia do Autor

  • Gabriel Plantier, Universidade do Oeste Paulista

    Professor Mestre em Educação em Saúde Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Oeste Paulista

  • Elza de Fátima Ribeiro Higa, Faculdade de Medicina de Marília - Famema

    Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília- Faculdade de Medicina de Marília ? FAMEMA. Pós -Graduação Lato Senso - Especialista em: Licenciatura em Enfermagem, e Unidade de Terapia Intensiva pela Universidade do Sagrado Coração. Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo Psicopedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba ? FACINTER. Pós ? Graduação Stricto Sensu: Mestre em Enfermagem Fundamental na linha de pesquisa em Liderança e Gerenciamento dos Serviços de Saúde e da Enfermagem, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Doutora em Enfermagem Fundamental, na mesma linha do Mestrado, pela EERP-USP. Experiência profissional: Docente da Disciplina de Educação em Ciências da Saúde dos cursos de Graduação, dos Programas de Metrado Acadêmico "Saúde e Envelhecimento" e do Mestrado Profissional "Ensino em Saúde" e membro do Conselho do Programa de mestrado Profissional "Ensino em Saúde", Membro dos Grupos de Avaliação da Graduação e da Pós-Graduação e do Programa de Orientação dos Estudantes da FAMEMA.. Experiência na área de Educação em Saúde no ensino médio e superior em Ciências da Saúde, com ênfase em Metodologias de Aprendizagem ativa, Liderança e gerenciamento em Saúde, Oncologia, Educação e Avaliação em saúde e Integralidade do cuidado. Grupos de pesquisa vinculados ao CNPQ: Desenvolvimento Docente na Área da Saúde. Linha de Pesquisa: Desenvolvimento da Dimensão Pedagógica na Formação Docente - FAMEMA, Líder; Grupo de Estudos e Pesquisas em Utilização de Recursos Humanos em Enfermagem (GEPURHEn). EERPUSP, Membro; Planejamento e Avaliação em Saúde, FAMEMA, Líder e Educação e Saúde de Grupos Especiais, desenvolvido em parceria da Famema e Unesp do Campus Marília - Membro.

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Publicado

2023-02-14

Como Citar

PERCEPÇÕES DO ENFERMEIRO SOBRE O ENSINO E A PRÁXIS NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM . (2023). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 14(1), 52-57. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/4329

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