CADEIRA E MOCHILA ESCOLARES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA MÁ POSTURA E POSSÍVEIS DEFORMIDADES EM CRIANÇAS DE 8-11 ANOS

Autores

  • Mônica Ainhagne Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina
  • Vanessa Santhiago Faculdades Integradas Stella Maris de Andradina

Palavras-chave:

deformidades, má postura, mobiliário escolar.

Resumo

A postura corporal da população tem sido uma preocupação crescente. Escolares são mantidos em salas de aula, muitas vezes em posições incômodas e inadequadas por longos períodos no transcorrer dos dias, semanas, meses e anos de estudo. Como conseqüência, estes ficam sujeitos a desenvolver posturas não saudáveis. Este estudo foi realizado durante o mês de novembro de 2005, em 11 escolas de 7 cidades, com 330 escolares de ambos os sexos na faixa etária de 8-11 anos, nos quais foram mensuradas cadeiras e mochilas utilizadas pelos alunos. Verificou-se que a medida das cadeiras necessita de mais estudos a fim de comparar dados para essa faixa etária, porém tudo leva a crer que as mesmas estão inadequadas. Já com relação às mochilas, a carga encontrada e transportada por esses escolares é extremamente alta, sendo assim, tanto um como outro contribuem para a má postura e possível desenvolvimento de deformidades posturais.

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Publicado

2009-03-17

Como Citar

Ainhagne, M., & Santhiago, V. (2009). CADEIRA E MOCHILA ESCOLARES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA MÁ POSTURA E POSSÍVEIS DEFORMIDADES EM CRIANÇAS DE 8-11 ANOS. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 1(1), 01–07. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/149