PREVALÊNCIA DOS SINTOMAS DO TDAH EM CRIANÇAS COM BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR SUBMETIDAS AO P.A.P.E. NO ANO 2022 EM PRESIDENTE PRUDENTE

Autores

  • Janaína Andressa Oliveira Rodrigues Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
  • Selma Alves de Freitas Martin
  • Gabriela Reigota Blanco

Palavras-chave:

desatenção, hiperatividade, opositor, desafiador, dificuldade de aprendizagem

Resumo

O transtorno específico da aprendizagem prejudica a capacidade do cérebro de processar informações, afetando cerca de 30-40% dos alunos. Estes transtornos representam 30-40% dos atendimentos de saúde mental e 35% das visitas a pediatras. Em 2018, Presidente Prudente/SP lançou o Programa de Apoio Pedagógico Especializado (PAPE) para oferecer suporte aos alunos com dificuldades de aprendizagem na Rede Municipal. O estudo incluiu 136 alunos avaliados pelo MTA-SNAP IV, revelou que TDAH e TOD são comuns na faixa etária escolar, especialmente no ensino fundamental e mais frequentes entre os meninos, com desatenção sendo a principal característica. A pesquisa destacou a eficácia do questionário em aprimorar métodos de intervenção e apoio, melhorando a qualidade de vida e o desempenho escolar dos alunos. Recomenda-se maior envolvimento da Secretaria Municipal de Saúde para potencializar o atendimento e a aprendizagem das crianças, prevenindo futuros problemas como evasão escolar e dificuldades na vida adulta.

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Publicado

2024-10-31

Como Citar

PREVALÊNCIA DOS SINTOMAS DO TDAH EM CRIANÇAS COM BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR SUBMETIDAS AO P.A.P.E. NO ANO 2022 EM PRESIDENTE PRUDENTE. (2024). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 16(1), 1-12, e245011. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/5011

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