APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO

Autores

  • Rodrigo de Oliveira Cacciatore Departamento de Educação Física da UNOESTE
  • Nelson Hilário Carneiro Departamento de Educação Física da UNOESTE
  • Jair Rodrigues Garcia Junior Universidade do Oeste Paulista

Palavras-chave:

Capoeira, lúdico, criança, capacidade física.

Resumo

A capoeira pode ser um meio para o desenvolvimento de habilidades e capacidades físicas. Pode servir de meio para expressões não verbais, desenvolvimento de consciência própria e de promoção do prazer em descobrir os movimentos corporais. O lúdico é inerente à atividade humana e se caracteriza por ser espontâneo, funcional e proporcionar satisfação. O objetivo deste estudo foi verificar o efeito da aprendizagem da capoeira por meio de atividades lúdicas sobre capacidades físicas de pré-escolares. Participaram 10 crianças, sendo oito meninos e duas meninas, com idade entre 5-6 anos, cujas capacidades físicas foram avaliadas antes e após o protocolo de aulas lúdicas por meio de testes de flexibilidade, potência de membros inferiores, equilíbrio e agilidade. Foram ministradas aulas lúdicas, duas vezes por semana, com duração de 50 minutos, por um período de 12 semanas. Foi calculada a diferença percentual de aumento ou diminuição das capacidades e a significâncias das diferenças entre os resultados foram determinadas usando Teste t de Student para amostras pareadas, com significância de p<0,05. A flexibilidade aumentou de 28,9±4,3 para 36,4±10,3 cm e a impulsão vertical aumentou de 19,5±4,6 para 23,3±3,6 cm (p<0,05). Impulsão horizontal não se alterou, porém o equilíbrio aumentou de 29,0±14,5 para 54,3±8,1 seg e a agilidade melhorou de 14,3±0,9 para 11,3±0,6 seg (p<0,001). Ante estes resultados foi concluído que a aprendizagem da capoeira por meio de atividades lúdicas pode proporcionar, entre seus vários benefícios, a melhora das capacidades físicas em crianças de cinco a seis anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Oliveira Cacciatore, Departamento de Educação Física da UNOESTE

Graduado em Educação Física pelo Departamento de Educação Física da UNOESTE

Nelson Hilário Carneiro, Departamento de Educação Física da UNOESTE

Professor pesquisador do Departamento de Educação Física da UNOESTE

Jair Rodrigues Garcia Junior, Universidade do Oeste Paulista

Mestre em Nutrição pela FCFAR-UNESP. Doutor em Fisiologia Humana pelo ICB-USP. Professor Pesquisador do Departamento de Educação Física da UNOESTE

Downloads

Publicado

2011-03-29

Como Citar

Cacciatore, R. de O., Carneiro, N. H., & Garcia Junior, J. R. (2011). APRENDIZAGEM DA CAPOEIRA E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES FÍSICAS DE PRÉ-ESCOLARES POR MEIO DO LÚDICO. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 2(1), 01–08. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/380