ALTERAÇÃO DA GORDURA CORPORAL E DA FUNÇÃO CARDÍACA COM EXERCÍCIO FÍSICO LEVE PRATICADO COM REGULARIDADE

Autores

  • Paulo Cézar Costa Leite Winner Academia
  • Francisco Belmiro D´Arce Winner Academia
  • Cristiano Gomes Silva Winner Academia
  • Jair Rodrigues Garcia Júnior Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Palavras-chave:

Treinamento, Massa magra, Gordura corporal, Obesidade, Consumo de oxigênio.

Resumo

O objetivo foi verificar as alterações da composição corporal e da capacidade aeróbica de mulheres obesas ao longo de um programa de treinamento regular de exercício aeróbio para redução ponderal. Nove voluntárias do sexo feminino com idade de 39,0±17,8 anos e gordura superior a 30% foram submetidas à avaliação funcional inicial para obtenção dos valores de peso corporal, estatura, dobras cutâneas, percentual de gordura, massa corporal magra e capacidade aeróbica (VO2 máx). Então, iniciaram um programa de caminhada com a intensidade de 50 a 80% da freqüência cardíaca de reserva, duração de 30 a 60 minutos e freqüência de 4 vezes por semana. Após 12 semanas de treinamento foi realizada a avaliação funcional final. A significância das diferenças foi determinada por Teste t de Student (p < 0,05). O peso corporal diminuiu de 77,7±10,9 para 75,8±10,0 Kg, a massa magra aumentou de 48,7±4,5 para 51,0±4,7 Kg e o VO2 max aumentou de 28,8±5,7 para 33,8±5,4 mL.kg-¹.min-¹, porém apenas a gordura diminuiu significativamente de 36,9±4,5 para 32,4±3,9% (p < 0,05). Conclui-se que o treinamento alterou de forma positiva o peso corporal, a massa magra e capacidade aeróbica, mas sobretudo foi eficiente para reduzir a gordura corporal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Cézar Costa Leite, Winner Academia
    Graduado em Fisioterapia pela UNOESTE. Especialista em Fisiologia do Exercício e Personal Training pela UNOESTE. Diretor Técnico da Winner Academia.
  • Francisco Belmiro D´Arce, Winner Academia
    Graduado em Medicina. Consultor da Winner Academia
  • Cristiano Gomes Silva, Winner Academia
    Graduado em Educação Física - Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP - Campus de Presidente Prudente (SP) Coordenador Técnico da Winner Academia
  • Jair Rodrigues Garcia Júnior, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE
    Graduado em Educação Física - Faculdade de Ciências da UNESP - Campus de Bauru (SP) Mestre em Alimentos e Nutrição - Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP - Campus de Araraquara Doutor em Fisiologia Humana - Instituto de Ciências Biomédicas da USP - São Paulo (SP) Professor de Bioquímica do Exercício, Fisiologia Humana e Nutrição e Esporte da Faculdade de Educação Física da UNOESTE.

Downloads

Publicado

2009-03-17

Como Citar

ALTERAÇÃO DA GORDURA CORPORAL E DA FUNÇÃO CARDÍACA COM EXERCÍCIO FÍSICO LEVE PRATICADO COM REGULARIDADE. (2009). Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 1(1), 08-16. https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/157

Artigos Semelhantes

1-10 de 354

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)