CORRELAÇÃO ENTRE O GASTO ENERGÉTICO, PESO CORPORAL E MASSA MAGRA DE MULHERES SEDENTÁRIAS E ATIVAS

Autores

  • Maira Tatiana Viviani UNOESTE
  • Manoel Carlos Spiguel Lima UNOESTE
  • Jair Rodrigues Garcia Júnior Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Palavras-chave:

Consumo de oxigênio, Exercício físico, Treinamento, Gordura corporal, Massa magra.

Resumo

O objetivo foi verificar as correlações do consumo de oxigênio (VO2) e gasto energético de repouso (GER) com o peso corporal e com a massa magra (MM) de mulheres. Voluntárias de 18-28 anos, 15 sedentárias (S) e 15 fisicamente ativas (A) com índice de massa corporal entre 20-25 Kg/m2 foram medidas em seu peso, espessura das dobras cutâneas e calculados o percentual de gordura (%G) e MM. O VO2 foi medido em analisador de gases e o GER calculado por calorimetria indireta. Utilizou-se o teste de correlação de Pearson para verificar as relações. As diferenças do peso corporal (0,2 Kg) e da MM (1,2 Kg) entre os grupos não foram significativas. O %G foi 27,83,0 para S e 25,43,0 para A (p<0,05). O VO2 foi 0,150,02 para S e 0,130,03 L/min para A (p<0,05), enquanto o GER teve diferença de apenas 0,05 Kcal/min. Correlações significativas (p<0,05) foram observadas no grupo S entre MM e GER (r=0,58) e entre MM e VO2 (r=0,52). Concluímos que a atividade física provocou diminuição benéfica na gordura corporal, mas também a diminuição não desejável do VO2 em repouso. Apesar do peso corporal e massa magra não terem sido diferentes, houve pequena redução do GER do grupo das fisicamente ativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jair Rodrigues Garcia Júnior, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Graduado em Educação Física - Faculdade de Ciências da UNESP - Campus de Bauru (SP) Mestre em Alimentos e Nutrição - Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP - Campus de Araraquara Doutor em Fisiologia Humana - Instituto de Ciências Biomédicas da USP - São Paulo (SP) Professor de Bioquímica do Exercício, Fisiologia Humana e Nutrição e Esporte da Faculdade de Educação Física da UNOESTE.

Downloads

Publicado

2010-03-31

Como Citar

Viviani, M. T., Lima, M. C. S., & Garcia Júnior, J. R. (2010). CORRELAÇÃO ENTRE O GASTO ENERGÉTICO, PESO CORPORAL E MASSA MAGRA DE MULHERES SEDENTÁRIAS E ATIVAS. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 1(2), 75–83. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/162

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)