INFLUÊNCIA DA OBESIDADE NA PRESSÃO ARTERIAL DE MULHERES

Autores

  • Nancy Preisng Aptekmann Bonifácio UNESP - Araraquara
  • Thais Borges César UNESP - Araraquara

Palavras-chave:

mulheres, obesidade, IMC, circunferência da cintura, pressão arterial

Resumo

A prevalência de sobrepeso e obesidade atingiu níveis epidêmicos na maioria dos países. O excesso de peso é fator de risco para as doenças crônicas não-transmissíveis, entre elas, a hipertensão arterial (HA), por causar vários efeitos metabólicos que contribuem para a elevação dos níveis pressóricos. Nosso objetivo foi investigar a influência da obesidade sobre a pressão arterial em mulheres. Foram estudadas 47 mulheres com idade média de 37 8 anos e índice de massa corporal (IMC) de 26 6 Kg/m2. Foram mensuradas a pressão arterial (PA), o peso, altura e a circunferência abdominal. Observamos correlação positiva da pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) com o IMC (PAS - r=0,60 e PAD - r=0,52; p < 0,05), a circunferência abdominal (PAS - r=0,41 e PAD - r=0,29, p < 0,05) e a idade (PAS - r=0,41, p < 0,004 e PAD - r=0,33, p < 0,02). Concluímos que o aumento da obesidade corporal e abdominal está associado significativamente ao aumento da PA em mulheres adultas, sugerindo que a redução do peso corporal auxilia na prevenção da HA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nancy Preisng Aptekmann Bonifácio, UNESP - Araraquara

Docente da UNIESP-Taquaritinga, nos cursos de farmácia, nutrição e Ed. Física. Doutora em Alimentos e Nutrição pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, UNESP- Araraquara. Mestre em Alimentos e Nutrição pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas, UNESP- Araraquara. Especialista em Treinamento Desportivo pela Universidade Moura Lacerda- Jaboticabel. Graduada em Ed. Física pela Universidade do ABC.

Thais Borges César, UNESP - Araraquara

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1981), mestrado em Genética e Matemática Aplicada à Biologia pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é professor adjunto, ref ms-5 da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Downloads

Publicado

2009-03-17

Como Citar

Bonifácio, N. P. A., & César, T. B. (2009). INFLUÊNCIA DA OBESIDADE NA PRESSÃO ARTERIAL DE MULHERES. Colloquium Vitae. ISSN: 1984-6436, 1(1), 38–43. Recuperado de https://journal.unoeste.br/index.php/cv/article/view/158